Ouse pensar diferente

* “Isto é para os loucos. Os desajustados. Os rebeldes. Os encrenqueiros. Os pinos redondos nos buracos quadrados. Os que veem as coisas de forma diferente. Gente que não gosta de regras e não respeita o status quo. Você pode citá-los, discordar deles, glorificá-los ou difamá-los. A única coisa que você não pode fazer é ignorá-los. Porque eles mudam as coisas.  Eles inventam. Eles imaginam. Eles curam. Eles exploram. Eles criam. Eles inspiram. Eles empurram a raça humana para frente. Talvez eles tenham que ser loucos. Como você pode olhar para uma tela em branco e ver uma obra de arte? Ou sentar em silêncio e ouvir uma música jamais composta? Ou olhar para um planeta vermelho e ver um laboratório sobre rodas? Enquanto alguns os julgam como loucos, nós vemos gênios. Porque as pessoas que são loucas o suficiente para achar que podem mudar o mundo… são as que de fato, mudam.”

* O vídeo e o texto acima foram escritas (algumas frases pelo próprio Steve Jobs) 
para a Apple, com o objetivo de recuperar e dar uma identidade única à empresa 
 a partir de sua volta à empresa em 1996. Jobs queria induzir as pessoas a se 
definirem - como rebeldes, anticorporativos, criativos e inovadores - pelo 
computador que usavam. 

Personagens que ousaram pensar diferente, segundo a Gruta

Claro que essas pessoas desafiadoras atuaram em seus círculos de vida. Todos nós sabemos que há um nome sobre todo nome, homem de dores mas capaz de mudar o curso do mundo. Tudo que fazemos aqui na Gruta visa imitá-lo descaradamente, seguindo a direção dada pelo apóstolo Paulo: “Imitem-no como eu tenho feito.” E alguma forma, com ou sem religião, essas pessoas incorporaram a missão dada pelo Mestre dos Mestres.

Nunca acreditei na doutrina dos tais “chamados”. Entretanto, se há um chamado para todos nós, é para nos rebelarmos, começando por pensar diferente. Ele não queria seguidores paspalhos, que correm atrás do primeiro vento que bate ou de falsos profetas que sobre o que não entendem fazem ousadas asseverações.

Esse é e deve ser o nosso jeito gruta de ser. Essa é também a nossa única regra, ousar pensar diferente.