A Gruta do Lou

Obra aberta somos nós

 

SPETT.UMBERTO ECO A NAPOLI (SUD FOTO SERGIO SIANO)

Umberto Eco

Uma obra de arte, forma acabada e fechada em sua perfeição de organismo perfeitamente calibrado, é também aberta, isto é, passível de mil interpretações diferentes, sem que isso redunde em alteração de sua irreproduzível singularidade“.

Umberto Eco

Assim vejo o evangelho: “Obra aberta somos nós”.

Para mim, Jesus não nos chama a participar de seu evangelho. Sua proposta é para participarmos da construção do evangelho de nossas vidas.

 

Somos obra inacabada. Compete-nos construí-la e modifica-la através da experiência. A Bíblia contém parâmetros e também o resultado das experiências de nossos ancestrais em suas construções.

Podemos seguir nosso caminho, edificando pelo terreno seguro do amor, da alegria, da paz, do equilíbrio, da prudência, da fidelidade, da bondade, da paciência e do autodomínio, sem incorrer nos mesmos erros dos personagens bíblicos ou na obrigação de trilhar o mesmo caminho deles.   

 

Mas, até a leitura da Sagrada Escritura não é única. Na era medieval desenvolveu-se a teoria do alegorismo que prevê a possibilidade de se ler a Bíblia, não só em seu sentido literal, mas em três outros sentidos: o alegórico, o moral e o analógico, segundo teoria popularizada por Dante, mas com raízes em Paulo (o apóstolo ) que depois foi desenvolvida por Jerônimo, Agostinho, Beda, Escoto Erígeno, Hugo e Ricardo de São Vítor, Alain de Lille, Boaventura, Tomás e outros, constituindo o eixo da poética medieval (Vide U. Eco em Obra Aberta pg,. 42)

 

Insisto e continuarei defendendo o início através da educação participativa. O poder cultural professoral, dogmático, administrador de verdades incontrovertíveis, as vezes tirânico está sendo substituído pela “discussão”.

Em meus anos de ensino em seminários, minha primeira matéria era “Métodos de estudos Bíblicos”, onde iniciávamos a discussão pelos caminhos da Metodologia Científica até chegarmos em nosso objetivo principal.

 

Os discursos e textos atuais pouco dizem quando partem das tais verdades imutáveis que fazem de nós estátuas de sal. Nosso significado diante de Deus está à nossa frente e depende do como pretendemos moldar o vaso.

Capricornio PB         

 

2 thoughts on “Obra aberta somos nós

  1. Pingback: Lou Mello
  2. Por favor meu caro leitor seja humilde ao ler você estará dizendo ou penssado de deus o seu criador!
    so consseguimos moldar o nosso carater com ajuda de jesus que é Deus,filho !
    Jesus, que perdoa nossos pecados e nenhum outro falsso “Deus” !
    O DEUS verdadeiro age não nos larga e nos aceita como somos, assim ele faz de nos Cristão que não são resumidos em hipocriasia igual alguns outros que se julgam sabios e não acreditam em deus…
    Deus é superior a tudo que existe ele criou até mesmo o satanas que ja disse em passagens biblicas que jesus o criador estava chegando em um local especifico, jesus o mandou calar.
    fico triste de ver a humanidade não acreditar em deus…
    Se você consseguiu ler este artigo sem influencias passadas, salve-se declare jesus é meu senhor, meu pastor !
    Eu vos digo em verdade sua vida vai mudar, pessa que ele molde seu carater, pois e algo que é de enteresse mutuo de deus, sociedade e espero que seja seu também.
    Não há outro jeito de mudar drasticamente deus quer te mudar em tudo dos grandes aos pequenos atos aos olhos dele !
    Não seja mais um hipocrita que se julga sabio, pois querendo ou não a sabedoria e restria a deus !
    Por favor caro leitor seja humilde ao ler você estará dizendo ou penssado de deus o seu criador!
    não resuma jesus em um imagem ou em um colarzinho feio, ore não fique dizendo repetições, ore apenas pra JESUS ninguem mais vai te salvar !
    gente fica com deus, sua fé em jesus te salvará nada mais, não são suas obras na terra nem o seu dinhero !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *