A Gruta do Lou

O pior pai do mundo

Papai Sabe Tudo Papai Sabe Tudo

Nos dias em que o Sr. Nivaldo foi meu pai, houve um concurso valendo medalhas, para premiar o pior pai do mundo. Meu pai foi um dos indicados, mas como bom brasileiro, ficou com a medalha de bronze.

Ando preocupado porque fui informado que estão selecionando candidatos ao prêmio deste ano. Tenho medo de ser indicado e me sair melhor que meu pai. Não que almeje o ouro, brasileiros nunca o fazem. Mas temo ficar com a de prata, que faria de mim um pai pior do que o meu e isso seria insuportável.

Meu argumento favorável é que, pelo menos, tenho e sempre tive, ótimas intenções de ser um bom pai. Só não sabia que, para isso, seria necessário dinheiro, sorte e certa malandragem, além das bobagens costumeiras como amor, dedicação, preocupação, zelo e o desespero em não perder os filhos. Em minha inocência sul americana imaginei que tê-los seria tão bom quanto fazê-los. Que nada. Agora eles estão aí precisando de um monte de coisas que só o pai poderia dar-lhes e não tenho capacidade e competência para tanto. Pior, diariamente, os presenteio com a minha significativa presença em casa cujo indicativo é que nada irá melhorar. Em outras palavras, de boas intenções o inferno está cheio.

Talvez eles digam que não sou tão ruim assim, afinal são bons filhos, tirando uma coisa ou outra sem a menor importância. Cara, não acredite neles. Sou um pai muito ruim, pelo menos não tenho e nunca tive o desejo de ter um pai como eu sou para meus filhos. Odeio esse cara da foto. Deus, em algum de seus arroubos de bondade, poderia deixar de lado um desses pais modelo que ele vive ajudando e me dar uma mãozinha. Nada muito complicado, quem sabe um pouco de honra ou alguma sorte na função de pai. Talvez assim, eu não escapasse da vergonha de ser considerado pior pai do que o Sr. Nivaldo, meu pai. Embora tenha dado o melhor de mim, não consegui. Quem sabe na próxima?

Sei que honrar o pai é um mandamento bíblico. Deus que me desculpe, afinal ele sabe muito bem quem foi meu pai. Pior, agora ele sabe muito bem quem é o pai dos meus filhos. Para completar, eu vivia prometendo que na minha vez faria tudo diferente e melhor. Acho que o velho não teve muita sorte, também. Sem falar na ajuda que ele teve da esposa dele. Eu não tenho essa desculpa.

Agora, se seu pai é pior que o meu ou que o dos meus filhos, peço desculpas. Não tenho a menor intenção de ofendê-lo. Escrevo isso com base no meu universo e uma certa bronca dos pais que estão na mesa com seus filhos à roda dela, como se fossem rebentos da oliveira, felizes e o cara todo orgulhoso. Morro de vergonha em ser o pai desastrado que sou. Queria só proporcionar um momento, ainda que fosse único, de verdadeira alegria para eles. Algo que os fizesse sentir orgulho de serem meus filhos e me tirasse de vez a possibilidade de uma medalha de pior pai do mundo.

O seriado Papai Sabe Tudo (Father Knows Best:) era protagonizado pelo ator Robert Yung

morcego-12

Share this:
Share this page via EmailShare this page via Stumble UponShare this page via Digg thisShare this page via FacebookShare this page via Twitter

8 thoughts on “O pior pai do mundo

  1. Lou, feliz dia dos pais!

    Agora cá entre nós deixe de ser cara de pau, pois me lembro muito bem o que o Palito escreveu a seu respeito no Blog dele. Não vai ser deta que vc vai desbancar o vovô.
    Meu conselho, quando essa melancolia vier, tranque a pingue no armário e jogue a chave fora. Ou não escreva sob o efeito dela.
    Lembre-se que nosso exemplo maior de paternidade é o Abraão, que quase passou um filho na faca e mandou um outro com a mãe para quase morrer de sede no deserto. Nem me fale qual premiação ele receberia!

    Enfim, eu ainda me orgulho de enquadrar na categoria de bom pai, pois a Anna-Lisa ainda não chegou naquela idade de enteder bem as coisas… Mas mesmo assim, com seu dois aninhos às vezes ela me olha de canto de olho.

    Um forte abraço para você e fique na paz. Outra vez – um feliz dia dos PAIS!

    Roger

  2. hhhhmmmm…. concordo com o Roger, e ainda to achando que vc quer confete !! rsrsssss…. veja bem, se 1/3 dos jovens tivessem um pai que batalhasse tudo o que vc batalha por seus filhos, tenho certeza que o mundo seria bem melhor !!! pronto, te enchi de confetes !! agora vai ter que varrer a Gruta toda !! hahahahaaa

  3. Lou, eu só lembrei que era dia dos pais quando vi os vizinhos fazendo churrasco e comendo salada de batatas com maionese (puááááá) em suas lages. Ao som de pagode. Feliz dia dos pais pra nós, cara. O Roger tá certo, o pai Abrão foi bem pior, ele esqueceu de dizer que o cara ofereceu a Sara pra homarada toda, fala aí que é minha irmã, é ó, podem traçar ela, na boa.

  4. Lou,
    perdoa-me mas não concordo com nada do que escreveste.
    Ninguém dá o que não tem ou nunca teve.
    E o AMOR nós somos capazes de dar, porque por muito má que seja a nossa vida, há sempre alguém que nos dá “aquele” olhar…
    E por vezes o desespero nos cega, e, faz com que o mal seja superior a tudo de bom que temos, não porque o mal seja maior, mas porque os nossos olhos assim o veem.
    Dizer que é um mau pai, é uma desculpa e uma fuga para não ter que ser nada mais que isso.
    E creio que és mais, ou pelo menos, podes ser mais.
    Teus filhos merecem.
    E tu mereces.
    God bless you,
    T.

  5. eu odeio meu pai

    Bem vinda ao clube. Só há uma solução para esse problema: o tal perdão. Se não tiver forças para perdoar, peça a Deus. Ele costuma dar força para esse tipo de atitude. Deus te abençoe, abundantemente.

  6. eu odeio meu pai ²

    Bem vinda ao clube. Só há uma solução para esse problema: o tal perdão. Se não tiver forças para perdoar, peça a Deus. Ele costuma dar força para esse tipo de atitude. Deus te abençoe, abundantemente.

    1. Bem vindo ao clube. Só há uma solução para esse problema: o tal perdão. Se não tiver forças para perdoar, peça a Deus. Ele costuma dar força para esse tipo de atitude. Deus te abençoe, abundantemente. ²

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.