A Gruta do Lou

O Moral Elevado

Sexta-feira, Fevereiro 10, 2006

Hoje em dia, o pessoal diz: alto-astral. Isso soa como algo decorrente da astrologia, a meu ver. Nesse épico do excelente David Lean, vemos uma história ocorrida durante a Segunda Guerra Mundial, o Coronel inglês Nicholson (Alec Guinness) e sua tropa são aprisionados pelos japoneses. Forçados a construir uma ponte sobre o Rio Kwai, o Coronel decide fazê-la bem feita, a fim de humilhar os japoneses e deixar clara a superioridade britânica. Durante o filme, esse personagem, magistralmente interpretado por Alec Guinness, fala várias vezes aos seus comandados sobre a importância de manter o moral da tropa elevado. Para tanto, coloca sua vida em risco em várias situações, pois o mais importante é derrotar o inimigo no campo psicológico.

Certa vez, a missão encarregou-me de conversar com o Pr. Olney Lopes, pastor da Igreja Batista da Vila Mariana em São Paulo, a fim de solicitar apoio aos nossos projetos. Quando entrei no escritório pastoral, ele convidou-me a sentar em um sofá colocado, estrategicamente, em frente à sua mesa de trabalho. Sentei e fiquei sem saber se algum dia ia parar de afundar naquela almofada fofa e sonora. Quando parei de afundar, estava num plano muito abaixo em relação ao pastor. Resultado: Não consegui nada. Aquele sofá era um destruidor do moral, uma arma mortal.

~~~~~~~~

Para escrever as Campestres preciso respirar o ar campestrense ou, talvez, beber aquela água.

~~~~~~~~

Mas, as histórias do Dr. Shedd são ouro puro. Uma vez, um aluno ficou longos minutos destilando sua tese sobre algum ponto bíblico, enquanto o Dr. Shedd o olhava fixamente e em silêncio. Esperou o pupilo terminar toda aquela insanidade e disse-lhe: ” Muito interessante tudo isso. Você já pensou em escrever um livro sobre isso?”

# posted by Lou @ 10:03 AM

6 thoughts on “O Moral Elevado

  1. Caramba, seu post elevou meu moral, que estava por baixo. Mas imagine se um pastor faria coisa dessas de propósito.
    # posted by Paulo Brabo : 2/10/2006 12:29 PM

  2. Eu sabia…mas, não esqueça da minha participação (em espécie)…
    # posted by Luiz Henrique Mello : 2/11/2006 4:35 PM

  3. Almofada maldita!!! afundou com o seu psicológico…o pobre pastor
    não tem participação alguma,que idéia…

    Lí algo sobre isso, muito tempo atrás. Falava sobre a importância dos planos. Fiquei com forte desconfiança de que o cara também leu.

  4. Até você sair da armadilha,já devia ter dito tudo que tinha a dizer…
    batalha perdida,ponto pra ele.Bingo!na próxima você não senta,rsss.

    Ou melhor, não apareço lá nunca mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *