A Gruta do Lou

Nova Semana

Para todo grutense que se preze, a semana começa na segunda-feira. Diria mais, segunda-feira é o re-inicio do sofrimento. Inúmeras são as perguntas em nossas mentes, quando uma nova semana começa, entretanto somos os campeões das perguntas sem respostas. 

As pessoas normais (afinal grutenses não são pessoas normais) usam outras cartilhas e catecismos. Deus trabalha na vida delas segundo outra bíblia ou, no mínimo, via uma outra hermenêutica. Zaqueu, quando desceu da árvore, contemplado com o chamado do mestre, comprometeu-se a restituir a todos aqueles a quem havia defraudado, várias vezes mais. Se Jesus de Nazaré (como o papa gosta) nos chamasse para descer da árvore, das duas uma, ou não poderíamos prometer nada ou nossa promessa seria vã. Zaqueu não era um grutense, definitivamente. Essas balelas bíblicas não funcionam para nós, embora continuemos jurando fidelidade à inerrância bíblica.

Quando a semana começa, não fazemos a menor idéia do que nos acontecerá. Ficamos na torcida para o telefone não tocar. Quando a campainha da casa toca, a vontade é atirar-se em baixo da cama.

Grutense não é como os demais. Um autêntico habitante das grutas é um ser sem alternativas. É aquela criatura que ouve um conselho e respira fundo para não mandar o conselheiro plantar batatas ou se enforcar em suas obviedades. Eu diria que nós entendemos de fé, já que a nossa única alternativa é um acontecimento fortuito, inesperado, não catalogado, divino ou miraculoso. Problema é que sabemos, também, da imponderabilidade desses acontecimentos.

De fato, para nós, a razão morreu (e o tradutor do livro do Schaffer, idem, pelo menos como tradutor). Nada pensável pelo ser humano será capaz de nos resgatar. Estamos literalmente ao Deus dará.

Pior será, se mais uma semana passar sem nada nos surpreender, uma vez que desgraças não nos surpreendem, há muito tempo.

5 thoughts on “Nova Semana

  1. e a gente coloca nossas expectativas na segunda, seja de começar o que for, mas quase sempre não dá certo…
    Grutenses deveriam começar na sexta, vai que funciona…

  2. uau…
    se o post de segunda tá assim, fico imaginando o restante da semana! 🙂
    🙂
    beijos,
    alê

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *