A Gruta do Lou

Navegar é preciso, o resto é conversa fiada

Navegadores antigos tinham uma frase gloriosa: “Navegar é preciso; viver não é preciso.” (*)

Quero para mim o espírito desta frase, transformada a forma para a casar com o que eu sou: Viver não é necessário; o que é necessário é criar.

Não conto gozar a minha vida; nem em gozá-la penso. Só quero torná-la grande, ainda que para isso tenha de ser o meu corpo e a minha alma a lenha desse fogo.

Só quero torná-la de toda a humanidade; ainda que para isso tenha de a perder como minha.

Cada vez mais assim penso. Cada vez mais ponho na essência anímica do meu sangue o propósito impessoal de engrandecer a pátria e contribuir para a evolução da humanidade.

Fernando Pessoa em Obra Poética

Antes de mais nada, quero manifestar meu repúdio total aos jogadores da seleção brasileira de futebol, em especial o Kaka, Luiz Fabiano, Maicol, Elano e Adriano pelo que eles fizeram com a seleção portuguesa, ontem, em Brasília. Na minha opinião, eles deveriam deixar a seleção portuguesa vencer o jogo, afinal os lusitanos eram os convidados, no máximo, chegar a um empate. Mas enfiar seis em nossos colonizadores, ora pois, foi um excesso inadmissível. Nossos irmãos e ancestrais portugueses têm meu apoio total e irrestrito. Espero que não demitam o técnico por isso. Nós demitiremos o nosso. Isso não se faz.

Segunda-feira passada, o príncipe herdeiro do trono do Brasil, D. João de Orleans e Bragança, foi o convidado do programa Roda Viva. As tantas, lembrou que D. Pedro I proclamou a independência do Brasil quando tinha vinte e três anos de idade. Voltou a Portugal para assumir o trono daquele país, deixando seu único filho, sem mãe, por aqui. Provavelmente, nunca mais o encontrou. Faleceu aos trinta e seis anos.

Nietzsche, Van Gogh, Fernando Pessoa, Noel Rosa, Kierkegaard, Elis Regina, Mozart e tantos outros, chegaram ao fim de suas vidas bem antes dos cinqüenta anos, com sua obra realizada.

Navegaram, pois isso era o que importava.

Deus, se estiver de acordo comigo agora, não se manifeste.

Ele não se manifestou. (Contribuição de Hommer Simpson

Ops: * O encontro para uma conversa sobre Desenvolvimento (Relações Públicas e Captação de Recursos) Será na sede da ADVB – R. Treze de Maio, 1413 – Bela Vista – São Paulo – SP Dia 09 de dezembro a partir das 13:30 hs Fica perto da estação Brigadeiro do Metrô. Confirme sua presença me enviando um E-mail.

2 thoughts on “Navegar é preciso, o resto é conversa fiada

  1. Ai que vergonha… Fui demitida e tenho td o tempo do mundo pra estar em frente ao computador… Mas não sei o que acontece que não consigo me organizar como antes. Em contrapartida, meu namorado teve uma proposta para ganhar o dobro… é, estou decidida, vou pra cidade grande de uma vez! Afinal, navegar é preciso!!!

    Com uma expectativa de vida alta, tendemos a desmerecer o tempo e a vadiar. Enquanto isso, perdemos a oportunidade de ser criativos e operantes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *