Renascer não é opcional, mas essencial.
Obra de Salvador Dali

Um dos relatos mais impressionantes da Bíblia, particularmente do novo testamento, é a conversa de Jesus com Nicodemos. Jesus de Nazaré tinha hábitos horríveis. Um deles era não responder as perguntas que lhe fazíamos, mas responder o que lhe desse na telha. Quando leio essa narrativa, vejo o Mestre brincando com as palavras e dando a esse mestre em Israel um banho de sujeitos e predicados de uma profundidade inigualável, com significados espirituais e psicológicos múltiplos.

Entre tantos argumentos, sobre os quais poder-se-ia escrever muitas teses, o Galileu faz a leitura daquele coração e mente. Homem de idade avançada e posição social, trazia dúvidas e medos. Iniciou a conversa tentando bajular o senhor, embora fosse reto de sentimentos, mas foi surpreendido com uma resposta que transpassou-lhe a alma.

Com uma frase, nosso senhor disse àquele ancião, membro do Sinédrio, que sua vida não estava acabada ali. Faltava-lhe o essencial: conhecer o Reino de Deus. Para Jesus, renascer não é opcional, mas essencial.

Disse isso ao mesmo tempo em que deixou claro a necessidade dele próprio morrer e nascer de novo, para ver o Reino, outra vez, pois essa era sua missão e propósito.

Você já se deu conta que não chegou nem perto do fim, ainda? Tem a noção da necessidade de começar uma nova vida capaz de levar-lhe a conhecer o Reino de Deus? Pensa já ter alguma coisa? Talvez tenha tudo ou uma parte do que o presente mundo pode lhe dar, mas há em você a perspectiva do que virá? Não estará como Nicodemos, temendo sob a dúvida e a incerteza do que lhe aguarda?

A isso, Jesus está dizendo, comece agora, morrendo para tudo isso que você pensa ter construído ou, como no meu caso, tudo que você pensa ter deixado de construir, e renascendo para seguir em direção ao Reino de Deus. Não é tarde e você nunca chegou nem perto do alvo verdadeiro.

Não se atenha à frase: Importa-vos nascer de novo. Podemos recomeçar sempre. Se você tem trinta anos ou quase sessenta, como eu, ou mais, recomece. Deixe o passado entregue aos verdugos do passado. Comece outra vez.

Como todo mundo, tenho dito muitas vezes que se eu tivesse a chance de viver outra vez, sabendo tudo que sei, então minha vida daria certo. Jesus respondeu isso a Nicodemos que devia estar falando ou pensando como eu.

Então faça isso, agora, comece nessa vida. Se viver essa nova vida durante uma semana ou durante anos, não importa. Essa será a vida que contará. Só depois disso poderemos falar sobre coisas que virão.

Quem não crê nas coisas terrenas, jamais crerá nas coisas celestiais.

Baseado no texto bíblico do Evangelho de João, capítulo 3 e versos 1 a 12

לּהּמּ