A Gruta do Lou

Manifesto idoso contra a conspiração jovem

Com a eleição do Obama vi minhas chances, que já eram mínimas, diminuírem contundentemente. Perplexo, vejo confirmar-se a implacável opção de nosso mundo atual e seu criador pelos jovens, índios, metalúrgicos e, agora, negros. O planeta está mesmo sendo devastado. Caminhando a passos largos para a terceira idade, com parcos cabelos brancos na cabeça, minha possibilidade de arrumar algo para fazer que sustente a mim e minha família me escapa para o ralo, de vez. Velhinhos estão, definitivamente, fora dos planos globalizados e divinos. Fomos rotulados de conservadores, como se idade e experiência determinassem essas opções. Sem falar que liberais são necessários quando há conservadorismo em excesso e que o contrário é verdade, igualmente. As liberais Sodoma e Gomorra foram aniquiladas pelo conservador Abraão e seu Deus retrógrado que não aprovava, nem, um homossexualismo básico.

Tempos atrás, resolvi entrar em uma agência de empregos, aqui em Sorocaba. Havia uma pequena fila para chegar até a mesa da recepção. Quando chegou a minha vez, perguntei à jovem atendente o que era necessário e ela respondeu. Diga para seu filho vir pessoalmente e trazer o currículo dele. Pretendia conseguir trabalho para mim. Claro, agradeci e saí de lá com o rabo entre as pernas e guardando a minha real intenção no bolso.

Quando era jovem, os velhinhos possuíam um lob espetacular e nós não tivemos grandes oportunidades, mesmo com sangue negro correndo nas veias. O único presidente norte americano jovem, na época, foi rapidamente silenciado para sempre e era branco. Fui, a meu modo, um dos lutadores por melhores e maiores oportunidades aos jovens, tolo o suficiente para não perceber que devia ter lutado para manter a supremacia idosa, posto que chegaria lá, em breve.

Deus também aderiu à nova ordem e nos esqueceu como se esquece roupa velha e surrada. Ainda se ele fosse muito jovem… Na fila dos esquecidos, o lugar dele está devidamente guardado. Esses que ele apóia agora serão seus carrascos. O processo está em marcha. Envelhecer é a maior injustiça e sacanagem da existência e seu idealizador. Quem sofreu ainda jovem, tá ferrado, pois a sofreguidão da idade avançada é compulsória. Sorte de quem conquistou alguma aposentadoria e alguns netos para tomar conta, enquanto os filhos jovens cantam e dançam nas boates de nossos dias. Tudo bem, achei uma Gruta para passar o tempo lembrando os tempos bons e colecionando ossos.

Resta-me o consolo de ter vislumbrado o ocaso inexorável aos cinqüenta e sete anos. Melhor do que Nietzsche, Van Gogh, Fernando Pessoa, Noel Rosa, Elis Regina e tantos outros que não dobraram a barreira dos cinqüenta anos de vida e sentiram as dores do abandono em idade precoce. Se MacCay ganhasse, teria nos dado algum fôlego e quem sabe sobrasse alguma coisinha para euzinho e minha turma de velhinhos danados, também. Mas inventaram esse idiota jovem e cheio de vontade para mudar tudo e para nos enterrar, de vez. Jovens, negros formados em Harvard e presidentes, nessa ordem tiram meu sono, atualmente.

O imprudente Saramago está em festa com a eleição do Barack. Não terá muito tempo para festejar, infelizmente.

4 thoughts on “Manifesto idoso contra a conspiração jovem

  1. Na verdade, vislumbrava-se, quando éramos jovens, um futuro brilhante para todos, jovens e velhos: as máquinas fariam o trabalho braçal e nós poderíamos curtir uma boa aposentadoria, só com “tarefas” culturais e artísticas, sem necessidades financeiras. Engulimos essa falácia e agora pagamos o preço.
    Mas nossos jovens vão pagar um preço muito maior ainda: a miragem do progresso eterno está desmoronando e eles, coitados, vão comer o pão que o malvado amassou.
    Salvo engano.

    Nossa que música linda. Como é bom ouvir (ler) palavras sábias vindas de um homem experiente. 🙂

  2. Ai de mim!
    (muitas curvas pelo caminho…)
    =/

    Ai de todos nós, se as curvas forem muito acentuadas.

  3. Mas as eleições não foram nos EUA? Por ventura irá o jovem Obama pensar além fronteiras? Do Brasil , ele só deve querer a Amazónia!
    ai ai!

    A Amazônia brasileira vem sendo preparada para ser usurpada, principalmente por gente vestida na pele de missionários. Norte americanos enxergam o mundo como sendo deles, mas não estão dispostos a compartilhar nada. Obama, na melhor das hipóteses, é uma espécie de Robô planejado e construido segundo perfil e propósitos bem definidos, incluindo a capacidade de fazer adeptos fácilmente. Quem viver verá.

  4. Alternância no Poder é sempre positiva.
    Preconceitos como ser branco, preto, azul, velho, moço ?
    Quanto sectarismo, quantos rótulos…
    Abandono precoce? Não precisa ser idoso para que isso aconteça.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *