A Gruta do Lou

Jesus e suas asneiras

090109_0405_Jesusesuasa1

Dizei à filha de Sião: Eis aí te vem o teu Rei, humilde montado em jumento, num jumentinho, cria de animal de carga.”

E Jesus entrou em Jerusalém triunfalmente, negada estendeu suas capas formando um grande tapete, tipo luxo no lixo, as meninas gritavam “lindo” e os meninos gritavam bordões petistas, mas o clima era zen. Era um tal de namastê pra cá e namastê pra lá, então os discípulos se empolgaram e levaram o mestre ao Templo, julgando ser o momento adequado.

Quando chegaram ao suntuoso local, surpresa! Jesus surtou. Expulsou todos os que ali vendiam e compravam, derrubou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam pombas.

Sempre que leio essa passagem entro em profunda depressão. Meu Deus que saia justa Jesus nos colocou. Não deve ter sido fácil limpar a barra depois.

_ Olha, o Mestre anda estressado. Repara não.

_Pode ser um pouco de TOC…

Gosto de pensar o que teríamos dito a Jesus sobre seu desatino.

_Pô Senhor, que história é essa de Casa de Oração? Assim o Senhor deixou o pessoal das bandas e os grupos de teatro com as calças na mão. Sem falar em todos esses honoráveis profissionais evangélicos do marketing, gente de editoras confiáveis, tudo bem que às vezes eles suprimem algumas partes dos livros editados aqui por nos considerar meio patsos, pra não dizer atrasados, mas são gente boa. O preço deles é meio salgado… Meus amigos, gestores de projetos e eventos como ficarão nessa? O Senhor tem ideia do prejú deles? Pô, às vezes o Senhor parece que não sei…

_Sabe, nossos melhores teólogos, todos com experiência em Teologia de Libertação e Fraternidade Evangélica, reinventaram a Igreja como uma Comunidade Terapêutica. O Rubens do movimento Viva Rio acha a Universal o psicólogo do pobre. O Senhor tá vendo como essa ideia pegou? O Povo não tá mais nessa de salvação, graça e vida eterna. Todo mundo se tocou. Morreu, já era. Eles precisam de muita terapia, redução de danos, cervejinha e som. Agora tem até vídeo, cara. Se toca, meu.

Texto Bíblico: Mateus cap. 21

 Capricornio PB

7 thoughts on “Jesus e suas asneiras

  1. Pingback: Lou Mello
  2. Nada melhor do que romper com paradigmas na leitura da caminhada de Jesus.
    Ontem estava a pensar na continuação da parábola do Rico e do Lázaro, algo mais ou menos assim: …você recebeu tudo nessa a vida e Lázaro não teve nada! – e o rico retruca – Mas Abraão, e você? Não tá no lado errado não??!
    Enfim, o importante é não nos deixar moldar pelo convencional.

    Os condicionamentos criam calos e empanam a visão. Mas nossa tarefa missionária inclui precisamente essa atividade, tirar as escamas que impede a visão do povo.

  3. Esse Jesus é muito arretado mesmo, parece até que já sabia até que que ponto os “nóis” iam chegar!

    Ele sabia isso e muito mais.

  4. Sou como aquele povo: continuo sem entender nada. Não entendo, por exemplo, como eles, tendo o privilégio de estar “com o hôme” por tanto tempo, não entenderam nada!!!!

    Talvez essa fosse a missão profética dos discípulos, ser ontem o que somos hoje.

  5. O negócio é a sídrome de secretário que deu nos amigos dele: o secretário sempre sabe qual é o melhor lugar para o chefe. Pelo que eles pensaram que a Catedral era o local mais adequado, quando o cara tava gostando mesmo era da bagunça da criançada no meio da rua. A vitória desse cara era sempre pela metade.

    Isso nas poucas vezes em que venceu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *