A Gruta do Lou

Imitando a Cristo

“O que mais impede a consolação celeste é o recorreres tarde à oração.”

“E, sem dúvida, convém mais a ti e a todos os meus servos, serdes exercitados nas adversidades, do que se tudo vos sucedesse à vossa vontade.”

Tomás de Kempis  em Imitação de Cristo cap 30

Antes de mais nada, devo adverti-los que esse livro: “Imitação de Cristo” é muito perigoso. Muitos perderam a vida por causa dele. O caso famoso mais recente foi o do

Papa João Paulo I, aquele que antecedeu o “

João de Deus” e foi papa por um mês, apenas. Ele morreu porque foi flagrado lendo esse livro, segundo me informou o guardião do papa, oficial da guarda papal no Vaticano, pouco antes de morrer sob o efeito de um veneno potente adicionado ao seu jantar, salvo engano.

Não é para menos. Esse tolo do Tomás de Kempis acreditava em bobagens como as citadas acima. Sei que você não irá dar-se ao desfrute de comprar e ler esse livro ridículo e cheio de pessimismos de um cristão maluco que só fez uma coisa boa na vida: entender a Cristo, outro tolo pessimista.

Eu que não sou tolo e muito menos pessimista, até tenho um exemplar desse livro. Achei-o em um sebo, claro. Pior, li-o várias vezes. Esse é um dos grandes paradoxos da vida: achar os melhores livros em sebos. Já pensou nisso? 

Uma  amigo meu costumava reclamar da mulher dele, que ele achou no Paraguai. Depois de apresentá-la, a quem quer que fosse, ele acrescentava a seguinte observação: “Ela é paraguaia, pode vir alguma coisa boa do Paraguai?”

Sacanagem com as mulheres, com os paraguaios e com o Paraguai. Deve ser por isso que ele mudou para a Espanha depois de divorciar-se da paraguaia. Interessante é que ele acabou casando com outra paraguaia, na Espanha, mas dessa vez acertou na escolha.

Na verdade, a vida tem demonstrado o contrário, pois nos lugares menos prováveis, escondem-se o petróleo, o ouro, bons livros e ótimas esposas.

Se você for um tolo, como o Tomás e Jesus, não deixe para a última opção o recorrer à oração, como eu costumo fazer. Se estiver enfrentado adversidades, como tem sido o meu caso, segundo nosso amigo aí, há uma grande possibilidade de você estar sendo exercitado pelo Criador.

Com qual propósito, não sei. Ele não costuma dar explicações do que faz. Talvez a salvação de uma única vida, qualquer dia desses, seja o único propósito Dele. Em um ou outro caso, Ele prepara o sofredor para grandes missões.

Se bem que, ultimamente, para as grandes missões Ele só tem escalado mancebos hipócritas, inexperientes, prepotentes, mas cheios de títulos acadêmicos. Os que ainda não os tem, estão tratando de consegui-los, já que a hipocrisia, a prepotência e a inexperiência eles possuem de sobra.

Tá vendo porque não sou abençoado. Basta começar a falar e descambo em amaldiçoar esses lobos em pele de cordeiro. Jesus foi para a cruz por ter blasfemado contra Deus e esses caras. Meu fim não deverá ser melhor. E o seu?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *