Igreja Renascer desaba
Edição atualizada em 19 de janeiro de 2009
Gruta em edição extraordinária
Esse era o teto que ruiu hoje à tarde.
Infelizmente, uma tragédia anunciada (esse teto estaria comprometido há tempos). O teto da Igreja Renascer em Cristo (liderada pelo casal Hernandes) na Av. Lins de Vasconcelos, no Cambuci em São paulo, ruiu sobre dezenas de fiéis.
Esse blog fez apelo para uma tomada de decisão responsável, tempos atrás. Sem qualquer intenção usei o termo “A Casa Caiu”, naquela oportunidade, me reportando a questão da prisão do casal nos Estados Unidos. Veja aqui.
Nossos sentimentos e orações estão com as vítimas e familiares atingidos.
Detalhe:
Se os Hernandes não estivessem presos em Miami – EUA por crime comprovado e não pesasse contra eles nada que os desabonasse, esse acontecimento seria uma fatalidade, tão somente.
De fato foi uma fatalidade. Não há, até o momento, nenhum laudo oficial sobre as causas do acidente. Conheço aquele prédio há muitos anos, desde que era um cinema. Depois serviu a uma concessionária WolksWagen, a Servauto, onde minha mãe trabalhou vários anos. Ficou desocupado algum tempo até que a Igreja o ocupasse, através de aluguel. Logo depois, um fiel rico adquiriu o prédio e, recentemente, outro fiel o comprou e cedeu ao uso da igreja, se não me engano. Como costuma acontecer com a maioria dos prédios antigos, ele veio sendo reformado e reforçado ao longo dos anos. Em 1996, presenciei uma ampla reforma que incluiu o teto e a cobertura com acréscimo de respiradores. Acredito que a Igreja possuísse os documentos para o funcionamento, como alega.
Essa tragédia não deve, a meu ver, ser encarado, sob hipótese qualquer, como um ato de Deus. Poderia ter acontecido com qualquer prédio cuja estrutura estivesse com problemas, de igreja, cinema, fábrica, etc. O Consolador agregou mais cento e vinte famílias em sua lista de almas a serem consoladas, oito em especial.
Seguimos consternados e perplexos.
Veja mais fotos aqui, se desejar.
O apelo veio da gruta mais nínguem deu bola, preferiram investir o dinheiro no exterior, e agora?
Os inocentes é que pagam.
Sugiro que as famílias levem seus danos para justiça.
É um momento de tristeza e de muita dor para aqueles que ali estavam e para aqueles que perderam seus entequeridos…
Acho que o cristão tem umproblema… achar que, se (pensa) estar em obediência, sob a direção de Deus, as coisas naturais, não lhes stingirão… É como se, já que é um servo de Deus, está isento de cair o teto da igreja,de ter que pagar impostos, de pagar por “pequenos erros” que na sua mente fazem parte da vida cotidiana, já que “estão sob a proteção de Deus”
E não é bem assim… Uma coisa é você transportar, contrabandear Bíblias para um País onde seja proibido a propagação do Evangelho, quando Deus faz com que as autoridades nem vejam esta ação, para que a sua Palavra seja difundida… Outra é eu usar uma Bíblia pra carregar dinheiro para fora do País, para o meu próprio bem…
E estando reunidos em uma igreja, temos que fazer a sua conservação para que a mesma não venha, literalmente, abaixo…
Coisas do tipo…
E as mesmas coisas acontecem a todos os tipos de pessoas, aos bons e aos maus… Nem podemos julgá-los, pois afinal…
Fico sempre muito transtornada com acontecimentos dessa ordem.
Não importa se foi uma igreja, um cinema, um estádio de futebol etc…
Meu coração fica apertado.Fecho os olhos, e sinto o desespero de cada
Ser que estava lá naquele momento.
Peço a Deus, que conforte e ampare as pessoas envolvidas.
A responsabilidade deve ser apurada.A justiça deve prevalecer.
O direito deve ser respeitado.
Como é que pode? Uma igreja enorme daquela! Deve ter havido muita irresponsabilidade em sua construção. O casal Hernandez nunca ligou pros fiéis mesmo.O que lhes interessava era sempre o dinheiro destes,e agora os pobres coitados têm suas vidas ceifadas onde acreditavam estar agradando a Deus. Que deus lhes faça justiça!
…infelizmente o descaso com a segurança e a manutenção sempre são os grandes culpados….
A maioria dos líderes de igrejas olham para o templo apenas pelo lado do dinheiro que entra, mas não da correta aplicação desses recursos, ou seja, não sabem administrar. E quando se alerta de algum perigo, de alguma necessidade de atender à questões legais, nos olham como a dizer: estamos acima de tudo isso, estamos à serviço do reino, nada nos acontecerá. Já passei por isso. Deu cupim no bairro todo em que moro, e eu clamei aos céus avisando que poderia desabar o madeiramento da nossa igreja, várias casas tiveram o madeiramento abaixo. Felizmente alguém cuidou disso, muito tempo após eu ter saído.
Não acredito que Deus irá modificar a Lei da Gravidade para avalisar a estupidez das pessoas, embora Ele possa fazê-lo, se quiser. Mas não convém brincar com isso.
O meu medo, é o que a imprensa vai comentar depois disso td…
Minha amiga Bia tava lá uma noite antes. Nem assim ela mudou de idéia quanto aos bispos. eu positivamente preciso arranjar novos amigos.