A Gruta do Lou

Generosos

051010_2154_Generosos1

Não há dúvida sobre a generosidade de Jesus de Nazaré. Diferente de Moisés, por exemplo, que esperou o povo reclamar a falta disso e daquilo para se mexer, Jesus se antecipava às necessidades de seus seguidores e poupava-lhes as constrangedoras choradeiras ou solicitações de recursos. Antes de lhe pedirem comida, ele os alimentou, antes de se desesperarem por contas não pagas, ele os supriu, sempre antecipando soluções e passando longe de julgamentos ortodoxos. Isso é generosidade.

Como disse a um amigo, a pouco, nos últimos anos tenho gasto minha vida entre tentar estabelecer uma base consistente de sustento e passar o chapéu para diminuir o impacto das contas não pagas sobre meu equilibro mental. Não afirmaria algo tão perverso e impreciso como: não há generosidade, ou se há, eu desconheço. Não muito ao contrário, mas de forma singela, deparei algumas vezes com extraordinários gestos de generosidade, de pessoas que não foram solicitadas e foram capazes de antecipar-se em atos generosos.

Assim era o Mestre, Ele se antecipava, curava antes da dor matar, alimentava antes da fome sucumbir a vítima e aquecia o coração a priori. Generosidade era Ele, pois é preciso ser grande e pródigo para evitar o constrangimento de um pedido de esmola ou a vergonha de um ai, quando a dor já não é suportável.

Cresci em um família onde constranger era cultural, ou ele pede ou não recebe, se não pedir perdão, nunca mais lhe dou um centavo ou quer fumar, então sustente seu vício. Apesar que nem Jesus sustentaria o vício de quem quer que fosse. Bom, ninguém é perfeito mesmo. Ele sabia que a ortodoxia não toleraria os fumantes e muito menos os alcoólatras. Em meu trabalho de recuperação dos dependentes químicos sempre os alerto para, se forem fazer parte de uma igreja, nunca revelem sua dependência e a mantenham em segredo, se quiserem fazer parte do grupo, integralmente.

Evidentemente, todos nós temos horror ao orgulho e aos orgulhosos, sobretudo. O tipo pior da doença é o necessitado orgulhoso, então trataremos de não perder a oportunidade de humilhar um vagabundo orgulhoso, ele que baixe a crista antes de ver qualquer das minhas moedas. Mas aquele tipo amável e generoso encarnado pelo Galileu pregador era incapaz de praticar essa justiça mundana. Ele era a generosidade.

Capricornio PB

3 thoughts on “Generosos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *