A Gruta do Lou

Fórmula dos 13 passos transforma pobretões em milionários nos EUA

Dinheiro, fama, poder, saúde. Pense bem: o que você mais deseja na vida?. Testada e aprovada por mais de 500 ricaços no mundo, uma fórmula de sucesso promete dar tudo isso a quem segue a risca os chamados 13 passos para a riqueza. Elaborada por Napoleon Hill, o homem que agitou os Estados Unidos com a sua “lei do triunfo”, a fórmula de fazer dinheiro baseia-a em uma célebre frase de seu autor – “se minha mente consegue imaginar, então eu consigo realizar”.

No livro “Quem Pensa Enriquece” (Fudamento), publicado pela primeira vez em 1937 e, desde então, imbatível best-seller nos Estados Unidos, Napoleon Hill diz que o começo de todas grandes realizações e o primeiro passo em direção à riqueza eclode com um forte, intenso e pulsante desejo, uma ideia fixa. Ele é a mola que vai empurrar você para os passos que irão levá-lo ao sonho de sua vida. O caminho que vai transformar sua ideia fixa em realidade passa pela auto-sugestão, pela fé cega e certeza absoluta que, mais dia menos dia, isso vai acontecer.

“Visualize seu desejo”, ele diz. Veja-se e sinta-se já em posse desse dinheiro. Afinal, segundo ele, é só questão de tempo. Pense na quantia exata, no dia em que você quer recebê-lo, no que você pode dar em troca – serviços, ajudas, benefícios. Escreva isso, repita isso várias vezes ao dia, convença-se disso até o fundo de sua alma. E, principalmente, não esmoreça ou desista. “A riqueza vem em resposta a pedidos categóricos e não por acaso ou sorte”, diz. Segundo Hill, quem não vê grandes riquezas na imaginação jamais as verá no extrato bancário.

A ideia de elaborar uma filosofia de sucesso e os passos para se obter riquezas foi soprada no ouvido de Napoleon Hill em 1908, pelo escocês Andrew Carnegie, o homem que, de simples catador de carretéis de linha passou a um dos maiores industriais dos Estados Unidos. O magnata filantropo queria passar adiante o segredo da fórmula de sucesso que o tornou o rei do aço e um dos homens mais influentes no país. Alguns fizeram fortuna com ela, outros harmonizaram seus lares e vidas.

Hill levou 25 anos de pesquisa para cumprir a promessa feita a Carnegie. Nesse tempo, ele escutou centenas de pessoas que admitiram ter usado a mesma fórmula do rei do aço. Entre seus entrevistados, Henry Ford e Thomas Edison. Para Hill – ele literalmente recortou e jogou fora a palavra “impossível” do dicionário -, quem quiser ter sucesso em uma empreitada deve queimar seus navios e nunca bater em retirada. “Somente assim conseguirá manter este estado de espírito conhecido como desejo ardente, essencial ao sucesso”.

OPs: Clonado da Folha de S. Paulo


4 thoughts on “Fórmula dos 13 passos transforma pobretões em milionários nos EUA

  1. Lou,

    Joseph Murphy disse o seguinte: A riqueza é um estado mental. Se você tirar tudo o que o Steve Jobs ou do Bill Gates tem, deixando-os na miséria, em bem pouco tempo a riqueza volta toda pra eles.

    Há pobre que ganha uma fortuna na loteria e em pouco tempo o dinheiro escapa, vai embora, e ele fica de novo na miséria!

    1. Djalmir
      O Murphy estava certíssimo. A questão das crises financeiras pessoais, na grande maioria dos casos, trata-se de falta de equilíbrio da pessoa, causado por algum acontecimento na história dela. O livro de Hill trata disso, enfaticamente

  2. O problema é vc estar imbuído dessa ideia – da riqueza – e passar desprevinidamente por Caraíva, por exemplo. Em poucas horas caem por terra toda a sua ideia fixa, seu desejo forte, sua visualização clara. E sobra apenas uma preguiça, uma irresistível vontade de não fazer nada. Pra quê riqueza?

    1. Rubinho, essa é a descrição mais precisa a meu respeito, um cidadão nascido para viver em Caraiva. Por isso preciso ler esses livros, compulsivamente. 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *