A Gruta do Lou

Essa é a grande lei: Tenha fé e vencerá.

O Best-seller do Dr. Normam Vincent Peale, O Poder do Pensamento Positivo está recheado de passos práticos para Pensar Positivo!

Nele encontramos dicas substanciais tiradas do arquivo positivo do Dr. Peale, princípios de fé consistentes que o farão alcançar seu máximo potencial pessoal e espiritual.

Ao escrever sobre o assunto, em postagem anterior, fiquei com vontade de trabalhar mais o tema. Acho que usei um pouco de ironia e posso ter dado razão a algum mal entendido. Minha frase foi: “Aqui na Gruta, tenho experimentado uma outra via terapêutica. Baseia-se na confissão e na auto-aceitação. Não ter medo de dizer quem sou.”

Claro que há vários aspectos envolvidos de naturezas multidisciplinares. Diante de um morto, a melhor coisa a fazer é afirmar: Está morto. Se alguém começar a dizer: Ele vive, ele vive, nesta circunstância, melhor internar.

Por outro lado, diante de situações indefinidas, podemos decidir como esperar a solução. Ai, teremos duas opções, pelo menos: Aguardar com pessimismo ou com otimismo.

Há, ainda, a postura cristã. Andar pela fé. Se confiarmos nas promessas bíblicas, aguardaremos com certeza o melhor resultado, em todas as circunstâncias, mesmo que venham com cara de pior.

Nesse tema, o nome de Norman Vincent Peale destaca-se. Sua obra mais conhecida “O Poder do Pensamento Positivo” é leitura obrigatória para quem deseja mudar sua situação negativa pensando positivamente.

Trilhei esse caminho, como poucos. Em certos momentos, ele me livrou da insanidade.

Peale descobriu a importância desse modo de vida na Bíblia e fez dele seu ministério, iniciado durante a “Grande Depressão”, em 1929 com a quebra da Bolsa de Valores de N. York, nos Estados Unidos e seguiu até dezembro de 1993, quando faleceu aos 95 anos de idade.

Outros autores bons vieram na esteira de seu caminhar. Creio que será útil compartilhar com vocês um pouco do que eles ensinaram e ensinam até hoje. Há inclusive um movimento chamado “Pensadores de Possibilidades”. Em nada, ele se propõe ou se parece com as chamadas doutrinas da prosperidade. Entretanto, é preciso reconhecer que os adeptos dessa corrente se inspiraram por ai.

Guideposts surgiu como uma revista, com o objetivo de divulgar esses princípios. Ela está viva e você podem conhecê-la aqui. Seu nome é muito sugestivo para nós. Literalmente, seria “guia postal”. Podemos usar a idéia e postar para guiar ou direcionar no sentido do bom caminho.

Não vale começar um blog com o nome: “Guia Postal”. A patente já está registrada. Na verdade, meu grande amigo Khalil vai cuidar dele. Afinal, não acredito em nada disso. E se eu fosse você não iria lá, agora ou nunca. Imagine eu ficar lendo aquele monte de baboseiras. Bah!

7 thoughts on “Essa é a grande lei: Tenha fé e vencerá.

  1. Todos atestam a eficácia daquilo em que acreditam. Pessoalmente acredito mais na acuracidade do pensamento negativo. Basta a cada dia.

  2. Paulo

    Como você sabe, estamos de pleno acordo nessa questão.

    Esse negócio de pensar positivo é mais com o Khalil que, inclusive, já andou com o mestre.

  3. Estanco os meus pensamentos positivos desenfreados com alguns negativos e vice-versa! Tento sobretudo esforçar-me para aprender a andar com o Mestre em e para todo o lado.

  4. Pensar negativo é melhor porque se der errado você não se surpreende nem se abala. Se der certo é lucro.

  5. Não concordo.
    Viver pela Fé é viver o que não se vê.
    Se fossemos pela negatividade, não pregavamos a Palavra de Cristo!
    Porque ser cristão evagelista, é um acto de ingenuidade e loucura!
    Mas a Palavra está coberta de gente louca que falando da sua mediocridade e sofrimento que se auto-designaram de ricas, felizes, alegres.
    Postei há uns dias acerca de uma dessas passagens.
    Quero pertencer a esses loucos que dizem que ainda que não tenham comida nenhuma em casa, serão felizes e ainda cantarão em gratidão a Jeová.
    Job completamente arruinado e num estado miserável dizia que ainda haveria de ver a Glória de Deus, e repare-se que o seu corpo estava tão enfermo que cheirava a podre.
    A biblia diz-nos que basta a cada dia o seu mal.
    Mas não nos pede que vivamos esperando o pior, muito pelo contrário.
    Eu quero ser louca: quero continuar a viver na Esperança de Algo muito melhor: Eternidade!
    Percebo onde quer chegar, ao evangelho cor-de-rosa. Esse evangelho é o evangelho dos saudáveis.
    Mas como eu disse, eu sou louca, e, não concordo que devemos ser negativistas, quero que flua em mim “energia positiva”, e deite fora todo o negativismo, pois realmente, já basta “a cada dia o seu mal”.
    Ingénua e louca.
    Essa é a gruta onde me quero refugiar
    God bless you.
    T.

  6. Existe um pensamento positivo que nega a realidade da vida, esse pensamento é superficial e irreal. Alimenta-se do mundo dos sonhos falaciosos e das ilusões vãs. Por outro lado, considero que uma pessoa que pensa constantemente de uma forma negativa tem um grave atrofiamento da mente e da alma.

    Mas a fé em Deus supera o nosso pensamento e o conceito do pensamento positivo e do negativo. Deus está acima do nosso pensamento, por isso vale a pena pensar e confiar nele e no seu reino (Colossenses 3:2).
    O apóstolo Paulo ensina-nos a pensarmos o que é verdadeiro, o que é honesto, o que é justo, o que é puro, o que é amável, o que é de boa fama, descobrindo virtude e louvor nas outras pessoas e situações.
    Pensemos nisso.

    Abraços Lou

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *