A Gruta do Lou

Espiritualidade e Igreja

Espiritualidade e Igreja
Espiritualidade e Igreja

Em sequência ao post anterior (Porque devemos desinstalar a escola do Ivan Illich), entre as instituições, deveríamos incluir a igreja. Em nossa sociedade pós industrial e escolarizada, as pessoas tendem a confundir ou não identificar corretamente cada uma dessas geringonças criadas nas eras anteriores. Sendo assim, deveríamos acrescentar o fato das pessoas confundirem espiritualidade com conversão ou a vida em igrejas, também.

Depois de serem devidamente “lapidadas” na escola pós industrial, fica a sensação de que só é possível desenvolver sua vida espiritual em alguma igreja. Claro que as teologias contribuem significativamente para tanto e, inclusive, tomaram o cuidado de incluir em suas bíblias textos que respaldam tais crenças.

Para horror dos caras que criaram tudo isso, Jesus Cristo, por exemplo, nunca frequentou porcaria de igreja nenhuma e para horror dele, inventaram um monte de igrejas atribuindo-lhe a origem dessa desgraça. Não é a toa que ele, não só se contorceu na tumba, mas chegou ao extremo de ressuscitar, tal sua perplexidade. Pelo menos é o que dizem.

Nada contra as pessoas que sentem necessidade de pertencer e, para tanto, buscam esses lugares patológicos. Eu mesmo, volta e meia, acendo uma vela por aí, vai saber. Entretanto, e como bem avisou o Ivan, essas instituições custam caro, inclusive devido ao exótico e caríssimo modo de vida de seus dirigentes, e tudo isso é sustentado pelas ovelhas, lógico.

Lousign

1 thought on “Espiritualidade e Igreja

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *