A Gruta do Lou

Desafio de Organização

Amir Klink

O Amir Klink, um dos poucos gênios contemporâneos nascidos no Brasil, costuma usar muito essa expressão: Desafio de Organização. Quando gastou mais de cem dias para atravessar o Oceano Atlântico, desde Cape Town (Cidade do Cabo) África do Sul, até Salvador na Bahia em um barquinho a remo, sua resposta à pergunta: Como? Era essa, “nada demais, apenas um desafio de organização.” Com esse princípio em mente, ele deu a volta ao mundo ao redor do pólo sul em um barco a vela.

Coisa velha, Jesus disse lá nos evangelhos: Qual é o rei que antes de enfrentar um exército inimigo não se assenta a calcular a quantidade de homens necessária para enfrentá-lo. Planejamento.

Organização, a meu ver inclui três etapas: Planejamento, Administração e Avaliação.

Quero compartilhar um sonho. Gostaria de implantar um serviço cujo objetivo seria organizar vidas. O foco seriam os jovens e as pessoas com vidas desarrumadas. Acredito com todas as minhas forças nessa ideia.

Já escutei algumas centenas de relatos (talvez milhares) de vidas com problemas. Para mim, em cem por cento dos casos, elas falavam de falta de organização. A grande maioria tinha sua vida financeira desarrumada. Uma parte menor tinha sua vida emocional embaraçada e todos estavam com sua vida espiritual caótica.

Creio que poderia oferecer ajuda na organização da vida financeira e emocional. Até criei o “Finanças OK” para ser um embrião desse projeto, mas por enquanto, ele também é um sonho.

As pessoas acham que eu não sou a pessoa certa para tanto. Só porque minha vida financeira ainda não deu certo. Mas essa é minha motivação maior. Não fosse isso, eu não me preocuparia com os outros. O profeta é como o boi, que come enquanto  debulha.

Com os jovens seria um ministério preventivo e com os mais velhos um ministério reativo. Lembro do livro: “Os sete hábitos das pessoas muito eficazes” de Stephen R. Covey, tão importante para mim e que usei várias vezes em seminários de administração de ONGs, onde aproveitava para espalhar sementes de minhas ideias.

A Gruta tem esse propósito. Para nós as pessoas que a buscam são desafios de organização, a começar do autor.

Afinal, organizar não significa criar organizações, necessariamente. Organizar é necessário, enquanto as organizações (institucionais) são desnecessárias e às vezes, inevitáveis, paradoxalmente.

Que tal começar o ano novo sabendo como atravessá-lo?

2 thoughts on “Desafio de Organização

  1. Pingback: Lou Mello

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *