A Gruta do Lou

Coração Gelado

110111_1737_CoraoGelado1

“E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará“. (Mateus 24:12)

Estive em Moçambique – África em 1981. Nessa época aquele país estava uma bagunça só, não havia comida para alimentar o povo, as pessoas estavam doentes porque não eram vacinadas (ou por terem sido, talvez), não havia nenhum tipo de política ou prática sanitária, o lixo não era retirado das casas, enfim, um caos.

Eram os dias de Samora Machel líder marxista leninista, posteriormente, morto em um acidente aéreo, se bem que a morte se deu quando o avião bateu no chão, imagino, logo depois de nossa estada, por lá. Cheguei a conversar com a esposa dele sobre problemas de educação, ela era a ministra da educação do governo do maridão comuna. Depois disso ela casou com o Nelson Mandela. O negócio da mulher era um presidente qualquer, fosse um de esquerda radical como o Machel ou um liberal moderado como o Mandela, parece.

O detalhe de nosso interesse, com aquela visita, era a situação da igreja naquele país sob um regime ateísta. Nessa época, eu trabalhava para uma organização missionária interessada na questão da liberdade religiosa ou da falta dela. Os prédios das igrejas continuavam por lá. O governo totalitário e ateísta não havia feito maiores pressões ou estragos, mas as pessoas haviam se afastado delas. Um pouco por medo da hora em que o governo resolvesse cortar a garganta deles, mas muito pelo fato de estarem sem dinheiro e eles estavam acostumados ao tempo onde era preciso ter dinheiro para ir à igreja. Você sabe, era preciso dar o dízimo, ofertas, comprar bíblia, livros, bibelôs gospels, fitas (DVDs da época) e todas as quinquilharias vendidas nesses lugares, lá e cá, fora o sustento do pastor e sua família.

Pude conversar bastante com os pastores, o presidente da Sociedade Bíblica local e as esposas deles e consegui perceber qual era a principal causa das pessoas terem sumido da igreja, com exceção a meia dúzia de gatos pingados aqui e acolá. Na verdade, o amor da maioria dos cristãos esfriara e as outras causas, como a perseguição aos cristãos, apenas contribuíram secundariamente para tanto.

cropped-Capricornio-PB.jpg

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *