A Gruta do Lou

Árvores Secas

arvoreseca-8

No sábado, passou mais um pedacinho do furacão por aqui. A árvore em frente de nossa casa, que já estava contaminada, pois estava com caule fraturado na base e já não lhe chegava a seiva da vida às suas partes, caiu sobre a cerca. Quando os ventos cessaram, sai e com minha super força empurrei-a no sentido contrário e ela caiu mortinha. Com a ajuda de um vizinho, fizemos o sepultamento em um terreno próximo.

Tempos atrás, escrevi sobre a necessidade das pessoas da Igreja resgatarem a arte de dançar. Um leitor chegou a solicitar permissão para fixar o texto no quadro de avisos de sua congregação. Penso, seria melhor fixá-lo na alma.

Uma das características de minha personalidade que precisei sublimar, nos tempos de igreja, foi a alegria. Apesar de tudo, sempre procurei preservá-la, mesmo em face aos piores momentos. A dança, a alegria, a música, escrever, pintar, todas as formas de expressão, a arte enfim, nos dão o melhor diagnóstico a respeito da alma do ser humano. Quando não há sorriso, a dança é colocada em alguma camisa de força, as letras das músicas soam vazias e sem qualquer verso capaz de expressar qualquer sentimento com algum sentido, o veredicto será único, a igreja morreu.

Assim como a Igreja, um estado corrompido liderado por líderes corruptos dá mostras claras de sua falência, sobretudo, por sua incapacidade de sorrir e alegrar. Nosso mestre veio anunciar o vinho novo, aquele que ele transformou da água. Ele queria resgatar a alma. A evidência viria com a alegria expressada pela arte de dançar e as outras manifestações a acompanhariam. Nem a morte seria capaz de silenciar sua obstinada missão: dar vida às almas mortas.

Mas o estado está falido, a Igreja matou seu Deus e suicidou-se depois. Neles só encontramos fracasso, hipocrisia, desilusão e humilhação. Falta-lhes a arte de sorrir, a arte de dançar, a arte de ver a própria alma. Falta-lhes, sobretudo, a presença do autor da vida. A árvore morreu sob a tempestade.

lousign

3 thoughts on “Árvores Secas

  1. Como entendo cada palavra!Entendo mesmo!! Anima-me saber que Deus até pode reverdecer uma árvore morta como refere em Jó.
    Como uma árvore de braços estendidos para o céu possamos dançar embalados pelo vento do Seu Espírito porque a alegria do Senhor a nossa força é!

  2. Quiz Goethe acreditar que a alegria não está nas coisas, está em nós. Jesus quiz que acreditássemos que o templo de Deus é o nosso corpo, e nosso corpo é feito um horizonte de eventos.
    Felicidade não vai embora se Deus entra. Deus se manifesta numa boa prosa, numa idéia magnífica, é alegria que dá movimento ao corpo, a motriz da vida. E se formos mais longe, podemos verificar que a arte é tão independente que a nós cabe apenas ser meio, não temos o total mérito, ela vem ainda que um indivíduo a negue, ela vem por outro.
    Eu fiquei triste quando a mangueira morreu, passei tardes inteiras em seus galhos inventando histórias, chorando por algum perdido ou me escondendo nas brincadeiras, assim como fizeram meu pai e tios. Foi uma grande perda para todos nós e lamento saber que outros não poderão conhecê-la.
    O jeito é plantar outra em seu lugar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *