A Gruta do Lou

A Propaganda é a esposa do Pai da Mentira

120309_1559_APropaganda1A propaganda é a esposa do Pai da Mentira. Ela faz a parte da cozinha (nada a ver com o fato de ser feminina), ou seja, cozinha tudo em banho-maria.

Alguém disse que a propaganda é a arte de inventar completas mentiras feitas de meias verdades. Que maldade!

Cresci em meio à propaganda. Não saberia dizer quanto tempo passei na antessala do caixa da agência de publicidade McCann Erickson esperando para receber pelos serviços prestados por meu pai. Não era de todo mal, havia glamour ali e um monte de coisas que me encantavam, a começar do esmero com que toda aquela gente se vestia. Sou meio hitchcockiano, gosto de mulheres muito bem vestidas, especialmente onde e quando elas devem estar vestidas.

Quando uma história, bordão, afirmação, negação, enfim, uma manifestação de qualquer ordem começa a ser repetida uma vez, outra vez e de novo, uma luz interior se acende e, pimba, o sistema anti crenças duvidosas é disparado e não consigo mais encarar aquilo como verdade. No mínimo, uma dúvida qualificada. Mesmo pessoas que aparecem muito ou falam demais, na maioria dos eventos, perdem a credibilidade, a meu ver. Não é possível alguém que sempre tem algo a dizer, sobre tudo. Uma hora o cabra precisa dizer: não faço a menor ideia sobre isso.

Detesto ser rotulado como uma espécie de Papai Sabe Tudo (uma das melhores séries de TV que o mundo já viu), mas isso sempre acontece em casa. Isso porque falo demais no conforto do lar e a tendência é tornar-me desacreditado. Não vejo a hora de voltar a ser um pai e marido pouco disponível, taciturno, sem opinião, nem mesmo sobre futebol. A propaganda foi inventada em alguma sala de visitas, de alguma família em Berlim, embora os norte americanos, certamente, dirão que foram eles que inventaram a mãe da mentira. Nada demais, eles acham que inventaram o avião, o automóvel e a bomba atômica.

Estamos sob o fogo cruzado e muita propaganda, a maior delas hoje, é ecológica, ou seja, diz respeito ao tal Aquecimento Global. Jesus e os personagens bíblicos devem ter errado suas falas quando estavam em cena, pois não me lembro de nenhum que tenha predito que o mundo acabaria com o aquecimento da Terra. Alias, os personagens bíblicos nem sabiam que o mundo era maior do que Israel. Mas fizeram previsões inacreditavelmente incríveis (sic), embora poucos saibam algo sobre elas. Talvez devêssemos propagá-las mais, se bem que, poderiam cair em descrédito, mais ainda.

Aliás, a Bíblia nunca foi tão desacreditada quanto agora, depois que se tornou muito conhecida, graças à propaganda. Durante séculos, ela era muito bem escondida do povão e todo mundo a respeitava tanto quanto a Deus. Mais um ponto para o Hitchcock. Quando eu era mais jovem (sic), metido a engraçadinho, tinha a mania de inventar eventos mirabolantes dos quais, só eu, dentre meus amigos, participara. Claro que incluía todas as pessoas que eles adorariam conhecer e nunca conseguiriam. As pessoas costumam valorizar muito mais o que não conhecem, em detrimento do que conhecem.

Acreditaram em “Aquecimento Global” por causa da propaganda, mas ela se tornou tão insistente que começa a dar sinais de dúvida e descrença. Meu professor de artes dizia que propaganda é uma parábola, no principio ela ajuda a tornar um produto conhecido e depois ajuda-o a ser enterrado.

Anos passados, pesquisadores canadenses tinham outras teorias sobre as mudanças climáticas. Foi a época em que divulgaram informações sobre El Ninho e La Ninha. Em 1999, anunciaram que El Ninho partira e só voltaria em meados de 2009. Ele voltou, mas agora chama-se Aquecimento Global. Problema é que previram a volta de La Ninha, também, e ela sempre volta logo depois do primo El Ninho e, ao invés de calor, traz frio. Enfim, qual será a verdadeira verdade em meio a tanta mentira?

Cada um pode acreditar no que desejar, mas ouça: cuidado com tudo que é insistentemente propagado.

Ops: A atriz Leila Lopes suicidou-se hoje, ingerindo veneno de rato. Ela acreditou na mentira de que só os jovens tem vez nesse mundo. Será?

Capricornio PB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *