A Gruta do Lou

A Posse

DESTAQUES
Holofote
Obama escolhe pastor evangélico para cerimônia de posse
Sob críticas de grupos liberais e defensores dos direitos dos gays, Barack Obama anunciou nesta quarta-feira que o pastor evangélico Rick Warren irá celebrar sua posse como presidente dos Estados Unidos em 20 de janeiro próximo.
A Posse
A Posse

E JESUS, tendo ouvido isto, disse-lhes: Os sãos não necessitam de médico, mas, sim, os que estão doentes; eu não vim chamar os justos, mas, sim, os pecadores ao arrependimento. Marcos 2:17

Dizem por aí que Herodes queria Jesus no comando da festa de posse dele. Ficou tiririca quando Jesus deu essa resposta (acima). A mulher dele foi logo dizendo para a filha pedir a cabeça do nazareno em uma bandeja, sorte que a menina já estava vacinada contra essa praga, depois de ter visto a cabeça de João Batista no mesmo formato, e escafedeu-se. Pior, Jesus teria chamado o futuro presidente de: “Essa raposa”. Foi jurado de morte, então.

Ah! Mas o Obama não é nenhum Herodes. Tomara não seja. Por enquanto, parece ser um bom menino, mesmo. É negro, democrata, magro, estudou em Harvard, joga basquete, todo família e fala grosso: “Yes, we can” e apesar do nome muçulmano, é cristão. Então tá. Quem sabe Deus tenha mudado sua estratégia. Ao invés dos doentes e dos pecadores, esteja mais interessado em banqueiros, donos de fábricas de automóveis, investidores de Wall Street e todos os poderosos de Manhattam. Depois de ganharmos os ricos, ficará muito mais fácil alcançar os pobres, disse-nos o Ari Velloso por ocasião da exposição dos seus propósitos em relação à igreja batista do Morumbi – SP, à nossa turma na Faculdade Teológica Batista. Parece que eles pararam na primeira parte do plano.

Fico pensando quem será escolhido para a posse da Dilma ou do Serra, caso venham a ser eleitos por aqui. Ed, Gondim ou Ari? Os dois primeiros disputariam a vaga se o eleito fosse o Serra, e o Ari não teria concorrente, caso seja a Dilma. Entretanto, é possível que eles prefiram um padre, quem sabe o Marcelo, para fazer o serviço de anticristo na solenidade. Afinal, esse é o maior país católico do mundo. Que doentes e pecadores, que nada. Negócio é grana.

Aqui em Sorocaba, ainda não divulgaram quem dirigirá a solenidade de posse do nosso novo (e velho) prefeito. Não sabemos se será uma pastor, um padre ou um macumbeiro, todos devidamente alinhados à política local. Temos até um Conselho de Pastores que uma vez por mês faz uma reunião de oração no gabinete do prefeito para orar com filhotinho de Satanás. Não há notícias de alguma reunião de oração mensal desses mesmos clérigos lá no Habiteto (uma imensa favela urbanizada). O único que faz trabalho de evangelização por lá é o Pr. Elizeu, tido como um pária entre o clero local.

Jesus errou de novo quando disse que era mais fácil um camelo passar pelo buraco da agulha do que um rico entrar no Reino de Deus. Bobagem, os ricos verão a Deus primeiro, afinal podem comprar esse privilégio e o Supremo Mandatário amancebou-se, anda aceitando propinas por aí.

Tudo bem, também acho legal viver com propósitos, sejam os do Ed ou os do Warren. Ontem, enquanto ajeitava minhas coisas aqui, encontrei um velho diagnóstico que fiz para a Missão Asas do Socorro em 1991. A primeira coisa que percebi lá foi que eles não tinham um propósito definido e ninguém falava em Planejamento Estratégico, ainda. Mas não fui suficientemente orientado pelos anjos decaídos a escrever um livro sobre viver com propósitos. Poderia estar na linha de sucessão para falar na posse de algum presidente, agora.

Acho que minha missão é escrever aos endividados, tristes e deprimidos em algum blog por aí, sem saber se teremos um peruzinho, ao menos, nesse natal. Sem falar na sanfona cheia de contas vencidas, etc, etc.

121413_0141_Amoref2.jpg

7 thoughts on “A Posse

  1. Lou,

    Pela atitude de Jesus em relação a Herodes e a dos pastores atualmente em relação aos governantes, dá para se ter uma idéia de como a igreja se tornou na prática distante daquilo que Cristo ensinou e viveu.

    Abraço.

    E põe distancia nisso…

  2. Lou, meu caro amigo

    Ainda não sabia da decisão do Obama de convidar um Pastor evangélico

    para participar da sua tomada de posse.

    È interessante.

    Aproveito para desejar ao Lou e á sua família um Natal muito abençoado.

    Um abraço

    viviana

    Muito obrigado. Desejamos, igualmente, um ótimo natal com o Senhor para você e a todos por aí. Abração.

  3. Nobre missão, escrever para endividados,tristes,deprimidos etc etc…
    Você não tem idéia da grandeza,nem de quantos corações já tocou…
    Será que existe propósito maior?

    Sou grande beneficiário dessa causa e devedor aos quais me propus servir e a Deus por minha pouca significância. Mas é bom participar disso, muito bom.

  4. Quando cheguei em casa, precisei mudar umas coisinhas lá. Já, já volto para ler isto aqui.

    Humm… deve ser o nosso espírito de excelência agindo de novo.

  5. MaMaNunes,
    Marcia e Marcio Nunes,
    aos amigos, filhos, netos, irmãos, agregados
    e quem mais chegar, desejamos que
    a lembrança traga a perseverança
    que a perseverança,
    traga a esperança de dias melhores
    sempre…
    “Viva” o Natal
    Um abraço Lou!

    Obrigado, pela mensagem e pela presença. Também quero vê-los muito abençoados no Natal e no próximo ano, bem acima da média. Abraços a todos por aí.

  6. Desculpem-me o mal jeito,mas num guento saber que o Rick Warren,vai falar na cerimõnia de posse do Obama.O cara é cheio da manha mesmo(o Obama). Pensando bem,não é de se assustar,o Rick esteve no Brasil, e entre outros lugares,falou aos “pobrezinhos”empresários na Av. Paulista (manha e politicagem)Haja!

    Desejo a você, Lou e família um ótimo Natal,isto é,um 25 de Dezembro maravilhoso com peruzinho e tudo o mais…

    Bom, um senhor passou pela terra há dois mil anos e avisou sobre os lobos em pele de cordeiro. Esse aí, não me engana mesmo.
    Não teve perú, mas a Dedé preparou um lombo maravilhoso. Não deu para lembrar do alado prato, anteriormente previsto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *