A Letra, o estudo e a pregação
“A letra mata e o espírito vivifica” *. Removido assim o místico véu, desvendou-me espiritualmente passagens que, à letra, pareciam ensinar o erro.
Confissões de Agostinho Livro VI - 4
* II Cor. 3:6
Quem estiver disposto a ler, vide o post anterior.
Eu não hesitaria em viver meus dias fazendo parte de uma comunidade cristã onde cada um lesse a sua bíblia e tratasse de praticar os conceitos aprendidos com o compromisso pessoal de nunca tentar empurrá-los aos demais, desde que os milagres, as curas, os renascimentos, a boa vontade, o perdão e a camaradagem estivessem presentes, ainda que o resto fosse comunitário.
Não suportaria viver novamente sob o fogo cruzado das pregações e dos estudos bíblicos, desprovidos de vida e prática, ou seja, a velha hipocrisia.
Powered by ScribeFire .
Coisas interessantes me fizeram perder a fé, a cantar e pensar que agora que faço eu da vida sem ela, pois que ensinaram-me tantas coisas, e no abismo que a crença me atirou acho difícil emergir.
Enfim, ‘bobagens’ minhas.
Lu
Você sempre está um passo em nossa frente. O Mestre disse que era preciso nascer de novo. Isso implica em desconstruir o catelo de bobagens que nos ensinaram sobre a fé e começar de novo, fazendo as escolhas conscientes, agora. Não cheguei nesse ponto, não.
Bom ver o seu L. por aqui.
Deposito minha assinatura no seu manifesto.
O que mais afirmar?
Alysson
Sua assinatura foi registrada.
Chris
Na verdade, não precisamos falar. Creio que, no máximo, narrar os evangelhos e histórias bíblicas sem interpretações ou opiniões e aceitar tudo com grande humildade. Um Tibetano me perguntou qual era a minha religião e quando lhe respondi: “sou cristão”, ele me disse: então aceite as palavras de Jesus Cristo com humildade.
Hipocrisia é impossível de ser sanada. A velha frase da velha demasia humana está em nós eternamente (ou até o fim de nossa corruptibilidade)
Rap
Não creio que a hipocrisia seja sanada, algum dia. Mas o silêncio e a contemplação podem ajudar. Certo?