A Gruta do Lou

A Lei

A Lei de Deus.

Não é a toa que o Divino passa boa parte do tempo deitado em sua rede tecida no nordeste celestial. Esses dias, alguém me perguntou o que fazer com esse mundo. Tive dificuldade para responder e voltei para casa ruminando uma resposta. Eureka! (nossa, há quanto tempo não ouvia essa palavra) É a lei.

A lei de Deus contém dez mandamentos. A Bíblia diz em Êxodo 20:1-1 “Então falou Deus todas estas palavras, dizendo: Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.

1] Não terás outros deuses diante de mim.

2] Não farás para ti imagem esculpida, nem figura alguma do que há em cima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás diante delas, nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam, e uso de misericórdia com milhares dos que me amam e guardam os meus mandamentos.

3] Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente aquele que tomar o seu nome em vão.

4] Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás todo o teu trabalho; mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o estrangeiro que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o Senhor o céu e a terra, o mar e tudo o que neles há, e ao sétimo dia descansou; por isso o Senhor abençoou o dia do sábado, e o santificou.

5] Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.

6] Não matarás.

7] Não adulterarás.

8] Não furtarás.

9] Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.

10] Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.

Pronto, essa é a receita capaz de consertar o mundo e olha que ela é velhinha. Só um detalhe, é para ser usada por todos, ao mesmo tempo. Não é necessário bomba atômica, armas químicas, petróleo, caças supersônicos, submarinos atômicos, nada disso. Só observar esses dez itens acima.

Como Ele não acredita que conseguiremos, mandou seu único Filho para remediar a situação. Ele veio e pagou a conta por todos nós. Agora, viver está por nossa conta. Não temos mais a dívida, mas temos o ônus de nossa teimosia.

3 thoughts on “A Lei

  1. …pois é.. só 10 leis, e nem isso a gente consegue.. êta serzinho complicado sô !!
    abraços.

  2. Não conseguimos, mesmo pq tem item que normalmente ignoramos (o guardar o sábado, e todo aquele negócio dos animais e talzs).

    É interessante, nós decidimos que algumas leis do Antigo-Testamento devem ser guardadas, outras não. Sendo que a decisão já foi feita em uma reunião dos Apostólos (Atos 15.19-20), e é claro que o cumprimento de toda lei se consiste em amar ao próximo como a ti mesmo 😉

    Mt bom… Estou terminando de ler o Pentateuco (5 livros de Moisés) e cheguei em Deuteronômios … Lih uma coisa mt boa: “… que temas o SENHOR, teu Deus, e que andes em todos os seus caminhos, e o ames, e sirvas ao SENHOR, teu Deus, com todo o teu coração e com toda a tua alma, para guardares os mandamentos do SENHOR e os seus estatutos, que hoje te ordeno, para o teu bem?” Dt 10.12,13

    Isso aí! Se cumprimos e obedecermos os que vão bem somos nós… =)

    abração brother
    fica com Deus

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *