A Gruta do Lou

A esperança da glória

Aos quais Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vós, esperança da glória; Col. 1:27

Nos tempos que trabalhei na Open Doors Mission, conheci o Irmão André pessoalmente, inclusive herdei dois ternos dele, com os quais pude me apresentar melhor em meu trabalho para a missão e acho que essa foi a intenção dele ao doá-los para mim. Ele contava muitas histórias tiradas da igreja sofredora, como ele denominava os cristãos que viviam em países onde não havia liberdade religiosa e essa gente era hostilizada de todas as maneiras, muitas vezes com a morte. Certa vez perguntei-lhe por que tanta perseguição, tanto ódio e injustiça com pessoas que buscavam o bem comum, sobretudo? Sua resposta de bate pronto foi: “as pessoas impias não suportam a presença de Cristo nos cristãos”, da mesma forma que não toleraram o próprio, quando esteve entre nós”.

Ontem, passei boa parte da noite ouvindo um homem, cristão, conhecido na luta em favor dos cardiopatas congênitos, pois ele também é pai de um jovem com esse problemão, que está em grande aflição, passando por necessidades terríveis. Ele me dizia:

“Lou, em parte sinto grande medo. Tenho medo de ser despejado, a qualquer momento, da casa onde eu e minha família moramos, , nossa luz, telefone e nossa água também estão sob risco de corte. As prestações do nosso carro estão atrasadas e já fui informado que se não pagá-las em 48 horas, haverá busca e apreensão do veículo. Meu filho, você sabe, os médicos recusam-se a tratá-lo, sob os mais variados subterfúgios, mas como você mesmo me disse, acho que eles temem fazê-lo. Faz tempo que isso deixou de ser uma questão de dinheiro, nem o serviço publico de saúde e nem o particular se interessa. Não há dentistas dispostos e você sabe bem disso, pois seu filho também está sofrendo com isso, sem ter quem o atenda. Meus outros filhos estão em casa sem perspectivas. Enquanto os amigos e conhecidos estão seguindo suas vidas normalmente, estudando, trabalhando, casando e tendo seus filhos, nossos filhos não conseguem mover-se, embora desejem e tentem todas as saídas. Inclusive, já submeteram-se a todos os tipos de humilhações em sub empregos e agüentando amizades interesseiras e nocivas. Minha esposa está deprimida e cheia de problemas, precisa de atendimento médico, roupas e perspectivas e não posso dar-lhes nada disso agora, embora esteja disposto a dar a minha vida por eles. Temo por minha fé, pois a cada dia que passa, creio menos na própria existência de Deus e toda a história dos evangelhos. Não consigo orar, sequer”

Esse homem havia conseguido um bom trabalho, depois de um tempão vivendo de bicos e serviços meia-boca. Há duas semanas foi despedido devido a um corte de despesas da empresa, depois de trabalhar dois meses. Claro, todos o culpam, afinal ninguém mais acredita nele e acho que nem ele se sente minimamente confiante e chegou a manifestar isso para mim. Mas sou testemunha de seu empenho e dedicação. Entretanto posso entendê-lo, pois não tem sido diferente comigo.

E o que é tudo isso? A Igreja, os cristãos e a bíblia estão abarrotados de promessas de abundância em todas as áreas. Alguns vão a extremos com promessas de prosperidade física, material e emocional. Mas têm muito pouco a dizer ao meu amigo ou mesmo nada. Nossos amigos pastores passam ao largo desse irmão caído a beira do caminho. Eu só pude ouvi-lo e lamento, não apenas por não poder ajudá-lo com nada, mas até por ter me sentido meio enfadado com sua presença negativa, num momento em não estou nada bem, igualmente.

O Irmão André, homem quase único dentre os que tive a honra de conhecer, a quem nem seus pares fazem jus, tinha a resposta, depois de andar com os irmãos sofredores do leste europeu, por mais de trinta anos: Cristo em vós!

Quando vejo um homem assim me certifico que até onde possa ver, ouvir ou divisar, no plano material, não existe socorro, alento ou respostas para dar-lhe e também para mim. Esse mundo odeia gente cuja glória de Cristo haverá de se manifestar, pois onde Cristo está crucificado, ali ele virá reinar. Sua morte é sinal de vida e vida eterna. Todo esse sofrimento, são só sombras do Filho de Deus a caminho do Golgota, carregando sua cruz infame e injustificada. O mundo mata por medo de ser descoberto em seus pecados e nada lhes soa mais ameaçador do que a presença de Cristo.

Meu amigo ou amiga, eu e você, se sofre por amor a Jesus Cristo, por tê-lo com você, pode ser que alguma coisa melhore para nós, mas não posso prometer nenhuma facilidade ou privilégio. As dores sempre estarão presentes. De alguma forma que não sou capaz de explicar e nem entender, não sei, se valerá a pena. Acho que quem presenciou Jesus subindo o morro com aquela cruz sobre suas costas machucadas e ensangüentadas, nunca mais conseguiu acreditar que estava vendo ali o salvador da humanidade. De certa forma , essa é a quase a mesma impressão que meu amigo, eu e talvez você passamos às pessoas. Já me disseram textualmente que se meu Deus é esse que me deixa nessa situação, então eles não querem nem conhecê-lo.

Então, o que nos resta? Cristo em nós, a esperança da glória. Quanto mais nos abandonarem, nos rejeitarem, nos despedirem, não tratarem nossos filhos doentes, não darem oportunidades aos outros filhos, não nos visitarem, nos ignorarem, nos despejarem, nos privarem dos bens que nos são caros, cortarem nossa luz, nossa água, nossos telefones e nossa internet, roubarem nosso sono e não nos deixarem nenhuma chance de um mínimo descanso, mais nós nos certificaremos que Ele vive e está dentro de nós, gritando ao mundo em nossas dores e aflições: “Me aguardem”.

As aflições são insuportáveis e, de minha parte, já concluí que essa decisão de seguir a Cristo foi tomada em outra dimensão. Conscientemente, não faria essa opção, mas sei que fiz e, em minha conhecida estultice, devo até ter comprometido minha vida nisso.

Aquele irmão André tinha cada uma…

 

ATENÇÂO: Aproveitando o espírito de Natal, seja lá o que isso venha a ser, faça um esforço, pelo menos agora, e dê uma força ao Projeto Coração Valente. Agradeço com coração, bom pelo menos tenho um inteiro para tanto.

4 thoughts on “A esperança da glória

  1. Não tem o que falar. Só queria poder mudar alguma coisa.
    Queria poder ter a fé possível de remover todas as suas montanhas.

    Você não tem?

  2. A graça de Deus!

    A esperança da glória, é ter Cristo em nós. Ter Cristo em nós e seguir seus passos, seus mandamentos, é ser seu imitador!!! Cristo veio ao mundo e sofreu, aprendeu e morreu por nós. Para que aprendêssemos com ele, em sofrimento, o mistério do amor. Pois é no sofrimento que brota e desabrocha, como uma flor, as mais belas manifestações do amor.
    Cristo poderia ter provado quem Era, o Filho de Deus, o Messias, poderia ter feito todas as coisas, e sair ileso, sem sofrimento, mostrado ao mundo seu poder e soberania acima de todas as coisas, pois tudo estava sobre seu domínio. Mas ele não o fez, ele fez oque tinha que ser feito, ele sofreu e morreu por amor de todos nós, e venceu a própria morte para que tenhamos a esperança da glória de Cristo em nós.

    Eu estava em uma situação muito parecida com o irmão citado acima com um filho cardiopata, eu também tenho uma filhinha cardiopata congênita, ela tem apenas 1,7 aninhos, e isso é um milagre, pois, os médicos não notaram este problema durante a gestação, ela tem um BVT congênito, que é um bloqueio nos impulsos que vão para o coração, o coração dela bate com a metade da força, ela também tem um estreitamento na artéria direita que sai do coração e também tinha sopro, que é uma abertura no coração que ligava o ventrículo direito com o esquerdo, muitas crianças nascem com sopro, mas ele fecha nos primeiros meses, o dela não fechou. O sopro foi corrigido com uma cirurgia, na mesma cirurgia ela colocou os fios do marca-passo, e aguarda o momento de colocar o gerador, oque acredito eu que Deus está adiando, oque é bom, devido a sua pouca idade. Nós não tínhamos condições de pagar a cirurgia, mas Deus encaminhou tudo, vi e vejo a provisão divina em tudo, em tudo Deus tem um plano, tenham certeza disso. Ela foi operada no Hospital Dante Pazzanese em São Paulo, este hospital é referência no Brasil em cirurgia cardíaca, e no dia da cirurgia, e por provisão divina ela foi operada pelo melhor médico da equipe, ela foi operada com apenas 1 ano e um mês de vida, nós não pagamos por nada. Deus abençoe a todos que foram usados direta e indiretamente para que tudo isso acontecesse. Ela está linda, ainda precisa de cuidados especiais e monitoramento, mas vemos a mão de Deus em tudo.
    A minha situação financeira também é complicada, mas eu consigo enxergar com esperança no futuro, em fé nos planos de Deus para minha vida, perseverando em oração e adoração em Cristo, pois sei que a glória de Cristo se manifesta em nós a medida que cumprirmos em amor os planos e propósitos de Deus em nós.
    Aprendam em Cristo, com amor a todos, não reclame, agradeça a Deus por todas as coisas, pois você não nasceu por acaso, Deus te deu o dom da vida, aproveite, aprenda o que tiver que aprender, supere suas limitações em Cristo, busque e cumpra o propósito que Deus te ordenou para cumprir, você é único, sua vida é única, não se compare com ninguém, de o melhor de si, faça o bem a todos, reconhece Deus em todos os seus caminhos, você é um tesouro para Deus, dê o seu melhor para Ele, Deus tem o melhor para você, alcance as promessas de Deus para sua vida e saiba que a melhor de todas as promessas de Deus para você e morar com Ele na Glória.

    A glória de Cristo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *