A Gruta do Lou

Citando as Fontes

Segunda-feira, Janeiro 23, 2006

Parece ter saído de moda, especialmente entre os pregadores, o hábito de citar as fontes. Não estou falando dos versículos bíblicos. Ainda tem muita gente obcecada em citar versículos memorizados. Estou me referindo aos livros utilizados na preparação das mensagens ou aulas. Antigamente, era comum a citação das fontes. Isso criava nos ouvintes o desejo de adquiri-las e conhecê-las.

O Dr. Shedd costumava citar, em suas aulas, uma média de seis livros com título, autor e editora. O Zenon, além de possuir uma das mais completas bibliotecas pastorais, com mais de doze mil volumes, sempre foi um citador contumaz de suas fontes. Com eles, comecei a desenvolver minha própria biblioteca, sem falar, no progresso pessoal em minhas leituras.

Certa vez, o Guilherme Kerr citou sua fonte, em uma de suas pregações lá na Igreja Batista do Morumbi, e pudemos testemunhar várias pessoas de posse de seu exemplar daquele livro, na semana seguinte.
A citação da fonte é uma prática com poder de incentivar o hábito de ler.

# posted by Lou @ 5:04 PM

4 thoughts on “Citando as Fontes

  1. Caro Luiz,

    É engraçado ler o que o senhor escreveu, justamente porque a mentalidade de hoje, parece dizer o contário. Já ouvi algumas vezes pessoas criticarem pregadores por “exagerarem nas citações”; algumas outras pessoas reclamam do ar arrogante que toma o sujeito, ao querer se fazer mais conhecedor que os outros.

    Eu sempre pensei que citar as fontes fosse a maior demonstração de humildade, ou seja, dar crédito a quem, de fato, o merece.

    Quanto ao mais, concordo plenamento com o senhor. Procuro sempre mencionar o autor original do meu pensamento, mesmo quando me foge o livro específico. Preciso melhorar nos lances dos links, como bem disse nosso amigo VOlney. Usar as ferramentas da tecnologia! Ahá!

    Abração!
    # posted by Gustavo Nagel : 1/26/2006 9:18 AM

  2. Exato Volney. Tenho postado todos os dias. Já você… Mas, tudo bem. Foi bom você esticar o post do Calvino. O pessoal aproveitou. Esta semana está difícil para mim, mas vou tentar ser fiel.
    # posted by Luiz Henrique Mello : 1/24/2006 9:59 PM

  3. É isso mesmo, Lou.

    E diria mais – o uso de links é essencial para se ampliar conhecimento e visão. Daí o termo hiperlink.

    abs

    P>S. Estou sempre aqui, nem sempre dá pra dar meus petelecos … mas leio diariamente (isso quando vc posta … he he …)
    # posted by Volney Faustini : 1/24/2006 2:12 PM

  4. Nem sei se devo tentar escrever algo sobre este texto.Mas como tenho tentado ser uma grutense fiel,vamos lá.Concordo com o Gustavo,que quando se cita algo que outrém escreveu é louvável e correto que se dê o crédito ao escritor.Porém conheço certos mensageiros de Deus que são pessoas tão originais e inteligentimente inspiradas, que citam a Bíblia e o restante é por conta deles mesmos,de suas próprias cabeças.Sem muita “livrologia”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *