A Gruta do Lou

R.I.P. Dr. Russell Phillip Shedd, arauto da Palavra de Deus

homenagem-ao-dr-shedd

Nesta madrugada, faleceu o Dr. Russell Phillip Shedd, teólogo, pastor, professor, cristão, batista e uma pessoa única, em quem a graça de Jesus Cristo expandiu-se como poucas vezes se viu.

Tive a honra de conhecê-lo e ser seu aluno, por bom tempo. Primeiro, lá na Faculdade Teológica e depois, através de um grupo de crescimento de pastores, durante quatro anos, o qual frequentei pela bondade do Dr. Shedd, unicamente. Minha gratidão a ele é incomensurável.

Lembro-me, logo depois de ter iniciado estudos (idos dos anos setenta, século passado) na faculdade teológica e ter me assustado com o desafio posto à minha frente, procurei o Dr. Shedd e perguntei-lhe qual seria o caminho mais adequado para conhecer a Palavra de Deus. Então ele me respondeu:

Você precisará ler e estudar de forma objetiva. Você não tem tempo suficiente mais, para estudar o Antigo e o Novo Testamento em profundidade. Então escolha um dos dois e dedique-se a ele.

Qual você prefere, perguntou-me. O Novo testamento, respondi sem hesitar. Quantas línguas você domina? Outra pergunta impertinente e, timidamente, respondi, só a minha e olhe lá. Então, trate de aprender inglês, ao menos, pois os melhores livros e comentários que você precisará ler podem ser encontrados em inglês. Em português há muito pouco a ler.

Para entender o Novo Testamento é fundamental conhecer o Grego Bíblico, portanto dedique-se a isso com todo o empenho que puder. O grego que você aprenderá aqui nessa escola é só uma introdução e muito pouco para alguém que deseja dominar o Novo Testamento. Indicou-me um método de estudo programado de Grego do Novo Testamento de Irene Foulkes, editado pela Editorial Caribe.

Estude, também, tudo que conseguir de Teologia Sistemática, citando alguns exemplos, entre eles, o do Dr. Henry C. Thiessen. Terminou aquela sessão orando e pedindo a Deus para me abençoar nessa missão.

Conforme a foto acima, apesar das dificuldades daquele tempo, consegui parte do material indicado. O Estudo Programado de Grego eu importei dos Estados Unidos, via Livraria Internacional e o Livro do Dr. Thiessen veio junto com uma mini biblioteca pastoral que ganhei do pessoal da SGA (Slavic Gospel Association), por ocasião de nossa missão à Albânia (um país marxista leninista à época). Hoje tenho uma biblioteca razoável, mas anda desatualizada.

Essa direção foi tão contundente para mim, que resolvi seguir só esse caminho no aprendizado da Palavra de Deus. Nos anos em que lecionei em vários seminários, esse conteúdo mostrou-se abrangente e imprescindível, assim pude compartilhar aspectos muito interessantes e raros, geralmente, com algumas dezenas (talvez centenas) de alunos, esse caminho melhor. Pena que me jubilaram desse trabalho precocemente. Mas, sempre que posso, compartilho o método do Dr. Shedd para aprender e conhecer a Palavra de Deus com os que desejam aprender de verdade.

Como ele mesmo disse, em seus últimos dias, o sofrimento que estava experimentando não era nada perto do que ele estava prestes a experimentar ao entrar na presença eterna de Deus Pai. E ainda deu uma última pincelada dizendo, os cristãos sofrem, pois faz parte de nossas vidas.

Ele já está fazendo falta, por aqui.

lousign

Share this:
Share this page via Email Share this page via Stumble Upon Share this page via Digg this Share this page via Facebook Share this page via Twitter

2 thoughts on “R.I.P. Dr. Russell Phillip Shedd, arauto da Palavra de Deus

  1. Lou, se eu lhe fizesse a mesma pergunta hoje, quase 50 anos depois, como poderia me direcionar?
    Tenho grande amor pela Palavra de Deus, mas, na maioria das vezes me sinto perdido como cego em tiroteio, meu Pr. não pode ou não quer me ajudar (talvez tenha seus motivos),
    Mas, ainda sim gostaria muito de poder conhecer e ensinar com mais precisão, que conselho daria a esse pobre seguidor de Cristo e visitante da gruta?
    Obrigado,
    Me perdoe, sei que é uma pergunta difícil que exige uma resposta complexa (os tempos são outros), vou entender se não puder ajudar, ou, não quiser.
    Forte abraço.

    1. Caríssimo Fábio

      Obrigado pelo comentário.
      Não havia pensado nisso. Imagino que nem o Dr. Shedd recebia mais esse tipo de pergunta, ultimamente.
      Em essência, não mudaria muito, pois o que mudou bastante, nos últimos 50 anos, foram os meios, os instrumentos, etc.
      Temos atravessado uma imensa revolução cibernética da comunicação. O planeta está muito mais globalizado. Hoje, você poderá aprender Inglês (se ainda não o fez) rapidamente, tanto quanto o Grego Koiné para ler o Novo Testamento na língua original, através de softwares e vídeos, no seu computador pessoal e/ou smartphone. Livros você pode adquirir via Amazon sem restrições, recebendo-os em casa. Afinal, você já não terá dificuldade de ler os livros editados em Inglês.
      Os livros no Brasil não têm acompanhado o ritmo globalizado. Vivemos, quase totalmente, de editar traduções de trabalhos escritos por teólogos estrangeiros. E você sabe, traduções acabam sendo mais um problema para nós. Os seminários poderiam incluir esse objetivo e formar teólogos, também, além de pastores e evangelistas, melhorando o nível, se possível. Fiz essa sugestão nos seminários por onde passei lecionando, mas até hoje não ecoou.
      Fica faltando a vontade de estudar. Se você a tem, então não falta nada, do lado humano. Acrescentaria que, talvez, Deus esteja nesse interesse, pois não sei de mais ninguém capaz de lhe incentivar nesse tipo de missão.

      Ficarei de olho e se souber alguma coisa que possa ajudar-lhe, enviarei as coordenadas a você.
      Mantenha-me informado.
      Deus te abençoe abundantemente.

      Lou H. Mello

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.