A Gruta do Lou

O Projeto Coração Valente vai bem obrigado

E ficará melhor com a sua participação.
Como minha Caixa Postal anda atolada de E-mails perguntando a respeito, resolvi divulgar essa nota e, regularmente, informar sobre o andamento, por aqui, também.
As peças começam a ser juntadas. O Anjinho Tom (acima) é uma parte importante, nesse processo. Não sei se esse personagem já é o definitivo. Ele poderá sofrer alterações. Outros personagens virão para ajudar a informar e minimizar os efeitos negativos das cardiopatias infantis. O autor da figura é o Reinaldo Waisman, profissional de criação da equipe da Xuxa. Ele o fez durante uma conversa comigo, via Skype, e pude acompanhar, estupefato, essa incrível criação.
Fomos informados que já temos um local para a primeira base de funcionamento do projeto. Essa semana, começaremos a operar lá e o próximo passo será equipar o local com o mínimo necessário. A ferramenta mais importante será um computador (pelo menos) com boa capacidade, de onde operaremos a plataforma contendo o banco de dados do projeto, que deverá ser uma das ferramentas mais importantes desse projeto.
Estamos tratando da editoração e impressão da primeira edição da cartilha informativa que será distribuída a todas as famílias e centros de atendimento da região. A primeira fase do projeto se completará, além da cartilha e do site, com uma ambulância para transporte especializado das crianças cardiopatas.

O Projeto Coração Valente começa em Sorocaba, mas temos a modesta intenção de estendê-lo a todo o Brasil e a algumas partes da África, quiçá para outras regiões do planeta necessitadas. Para tanto, imaginamos milhares de pessoas trabalhando na retaguarda e incentivando como for possível e cada um segundo suas possibilidades.
No momento, é hora de equipar nosso espaço, edificar a cartilha, o site e conseguir a ambulância.
Está muito próximo de acontecer a primeira cirurgia em cardiopatia infantil, aqui em Sorocaba. A Dra. Márcia vem se empenhando no treinamento da equipe e o Hospital Samaritano, da cidade, está preparando o Centro Cirúrgico e a UTI (Unidade de Terapia Intensiva) com dez leitos.

Ao lado, há um link para o Projeto e, se você for tocado a acompanhar ou talvez participar, clique nele com freqüência para saber as notícias e envolver-se.
Saibam que oito em cada mil crianças que nascem no mundo, tem algum tipo cardiopatia, independente de raça, região, situação econômica ou religiosa. No Brasil, entre 1970 (noventa milhões) e 2007 (Cento e oitenta e quatro milhões) a população aumentou mais de cem por cento. Em termos de cardiopatias congênitas, o número deve ter atingido a casa de setecentos e cinqüenta mil casos, no período, sendo que cerca de sessenta mil óbitos podem ter ocorrido, em decorrência.

Raras são as iniciativas da sociedade civil com a finalidade de apoiar o serviço de saúde nesse tipo de situação, no Brasil. Isso faz do Projeto Coração Valente uma iniciativa quase pioneira. Envolver-se será uma aventura cujo resultado salvará vidas.

Share this:
Share this page via Email Share this page via Stumble Upon Share this page via Digg this Share this page via Facebook Share this page via Twitter

1 thought on “O Projeto Coração Valente vai bem obrigado

  1. Valeu a visita no meu blog. Muito interessante seu post. Espero naum ter sido mal interpretada pelo post do meu blog. Aguardo mais visitas, ok?! Bjs e fique com Deus. Bom fds.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.