Uma vida com descanso

http://i9.photobucket.com/albums/a78/AleB/laughingblogger.jpg

“Há pouco conheci esse homem inteligente. É um blog cristão, que me faz pensar nas coisas de Deus, mas que me diverte com alguns de seus causos.” A Deby do blog Por Um Segundo foi delicada o bastante para incluir a Gruta entre seus escolhidos para o prêmio Laughing Blogger Award, uma derivação do Thinking Blogger Award criada pela Ale B do Blog Fotos & Fatos e funciona do mesmo modo, ou seja, o indicado indica e depois comunica a Ale B, além de copiar o selo. Blogs que me divertem até o riso:O Tempo Passa Histórias vivenciadas pelo Rubens Osório. Monotemática Mexicana Reflexões de Lux Luxo, uma cidadã carioca, muito peculiares. Conversas & Pensamentos Uma Psicóloga brasileira e cristã vivendo em Portugal. Nesse caso, indicarei apenas três. Há alguns blogs que me fazem rir (que não citarei, por motivos óbvios), não pela perspicácia ou inteligência, mas pelas paradoxais posições extravagantes em termos de teologia, sociologia ou psicologia. Entre eles, há os que não têm nenhuma idéia sobre isso tudo, mas acreditam ter e são hilários. Confesso que os leio com freqüência.

MazzaropiMazzaropi

Uma vida com descanso é essencial.

Queria muito viver junto ao mar. Talvez uma pousada onde pudesse receber hospedes, gente cansada e sobrecarregada a ser aliviada. Meu amigo Daniel Fresnot, judeu e criador das Casas Taiguara costuma refugiar-se em Florianópolis em uma Missão de Freiras Católicas, onde descansa de verdade.

Vemos na Bíblia que Deus trabalhou seis dias e no sétimo descansou. Sábado, o descanso de Deus, tornou-se um dogma praticado pelos judeus. Ainda há o descanso no sétimo mês e o descanso do sétimo ano.

Invejava meus colegas missionários americanos que tinham o ano sabático à disposição. Eles voltavam para casa, descansavam e estudavam, durante uma ano inteiro. Tudo pago por suas organizações mantenedoras.

Quando trabalhei com a Slavic Gospel Association (participei de parte de uma temporada na Europa com saídas para o leste europeu) tivemos três dias de descanso e palestras, no encerramento do verão. Levaram-nos a um hotel muito bonito, onde me honraram com o quarto mais bem localizado, com uma parede de vidros que dava para um jardim fantástico. Quando acordava e abria as cortinas recebia o impacto dos raios de sol recheados do aroma das flores. Um renomado professor de Bíblia, na época, fazendo estudos avançados sobre a carta aos Hebreus, veio nos ministrar sobre esse livro e, obviamente, nos ensinou sobre o sábado e o descanso necessário.

Há treze anos que não piso em uma praia, não sinto o cheiro do mar e não sujo meus pés de areia. Logo eu, que passei boa parte de minha adolescência na praia. Embora ávido por trabalho, o correto seria entrar no descanso. Meu corpo o requer.

Fico imaginando se não seria o caso das igrejas. Por que elas nunca descansam? A terra que não descansa para de produzir? Não há adubo que de jeito em terra cansada. Eu vi o que o café fez à terra, em São Paulo, Paraná e, recentemente, em Minhas Gerais. A terra precisa descansar. Deus descansou. Jesus também e nós precisamos do descanso.

Talvez não seja necessário transformar o descanso em religião, como fizeram nossos antepassados. Mas o resgate do descanso é requerido.

Cuidei de uma casa de recuperação de usuários de drogas e álcool, durante um ano, quase. Resolvi abolir todas as atividades e declarar que o tratamento consistia em dormir, alimentar-se, caminhar ao ar livre e praticar esportes. Oração só antes (antes de dormir, de comer e ir embora) e não usar os venenos que os trouxera ali. Aquelas pessoas estavam cansadas, acima de tudo.

Encontro as pessoas e elas queixam-se de todo tipo de problemas. Invariavelmente, receito descanso. O que eu não daria por um descanso agora, daqueles que devolvem a paz e a serenidade às pessoas? Esses malucos da prosperidade, seja religiosa ou não, recomendam todo tipo de atividade e mais atividade do corpo, da mente e do espírito. A maioria das pessoas só precisa parar e descansar. Renovar-se para enfrentar outra etapa de trabalho.

Tenho certeza que os vencedores são bons em descansar e sabem bem o valor do descanso. Deus, pelo menos, sabe.

Capricornio PB

12 thoughts on “Uma vida com descanso

  1. Boa reflexão Lou.
    Também sou apologista do descanso.
    Gostei da analogia da terra.
    Ela é um exemplo de como é necessária a paragem para voltar a produzir em força.
    Assim acontece connosco.
    Afinal, fomos feitos e moldados da própria terra. 😉
    DTA

  2. Quanto a mim, preciso ser lembrado constantemente de descansar. Minha obsessão com a produtividade está me envenenando constantemente, mesmo na praia, mesmo na montanha, mesmo no sertão.

    Quem me livrará do corpo dessa morte? A morte, naturalmente.

  3. Lou, maravilhosamente bem escrito.

    Descanso é fundamental e nós estamos aprendendo. Ano passado tivemos muitas crises por nao descansarmos. este ano estamos até exagerando no descanso.

    Grande abraco e boa semana

  4. Mais uma vez, você tem razão.
    O descanso é tão sério que é um mandamento. Javé, sempre exemplar, foi o primeiro a observá-lo.
    A manipulação da atualidade consiste em manter as pessoas ocupadas com o trabalho, os estudos e a televisão. Sabe-se que se elas tiverem tempo para o descanso e o silêncio, poderão ouvir mais do que as vozes que as mantém ocupadas.

  5. Que estás muito bem selado, isso não temos dúvida nenhuma! 😀
    Ele é Tomates, Pensante, Riso .. puxa!!!
    Tens de começar a cobrar hein? 😉

  6. Mano véio.
    Obrigado pela indicação. Devo confessar que meu propósito com o Tempo Passa não é fazer rir, mas, sobretudo, reviver através das lembranças. E estas, afortunadamente, fazem rir. Bom, né?
    Obrigado.

  7. Pingback: Lou Mello

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *