A Gruta do Lou

O Desatino do Evangelho não mudou

Ingrid Bergman

L’amour de Dieu est folie! Ele alcança os maltrapilhos em todos os lugares. Minha única exortação: andemos juntos. Minha única oração: que Jesus Cristo nos converta ao desatino do evangelho.

Brennan Manning em Evangelho Maltrapilho

Tenho insistido na idéia de que Deus está dormindo ou alheio aos acontecimentos. Isso pressupõe abraçar a doutrina do “faça você mesmo”. Dizem por aí que se não tem é porque não vai atrás. Nietzsche combateu a hipocrisia da Igreja, mais especificamente dos pastores e fiéis, proclamando a morte do Deus deles. Essa é a conseqüência das teologias utilitaristas dos neopentecostais ou das teologias inócuas dos reformados ortodoxos. Nem um nem o outro é capaz de atirar-se, de corpo e alma, ao desatino do evangelho.

Deixai os mortos enterrarem seus mortos. Eu não tenho onde reclinar minha cabeça. Deixem as redes e sigam-me. Loucuras, desatinos, insanidades que parecem com o cara que pula no vazio de um precipício. Estranho é pensar que não há lugar, no mundo de hoje, para pessoas assim.

Ainda tive o privilégio de conhecer pessoas que haviam deixado tudo para mergulhar de cabeça no evangelho. Gente capaz de viver uma vida simples e quase asceta para privilegiar as boas novas da salvação. São anônimos desconhecidos. Esses heróis da fé passam pela vida, incógnitos. Mas deixam um rastro de salvação atrás de si.

Os coveiros de Deus chegaram ao cúmulo de pregar heresias do tipo: se você está mal (sem dinheiro, doente, infeliz, etc…) é porque Deus não está em sua vida. A vida sem Deus costuma aproximar toda a gente do mundo secular, ou mais, dificilmente um envolvido com o desatino de Deus se dá bem nos dias de hoje. As exigências da vida moderna não dão lugar às bobagens evangélicas. Hoje há uma nova moralidade. Ela exclui sandices como a família, a verdade e a humildade (não confundir com miséria).

Buscai o Reino de Deus e todas essas coisas vos serão acrescentadas. Quem crê nisso? Quem está disposto a correr o risco desse desatino? Eu tentei e me dei mal. Não sou nada nesse mundo e não alcancei meu lugar ao lado do Mestre. Agora não sei se tenho forças para voltar e, muito menos, para seguir em frente.

Sei de uma coisa, o evangelho continua o mesmo. Não mudou para mim e nem para você. É desatino, mesmo. Sua Bíblia não está errada. Ele disse tudo aquilo, ainda que certas traduções tentem minimizar. Cabe saltar para a vida, a verdadeira vida, essa loucura.

3 thoughts on “O Desatino do Evangelho não mudou

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *