A Gruta do Lou

Meu pai era Jesus Cristo

jesuscristosuperstar1

Eu explico. Costumo dizer que meu pai era Jesus Cristo porque, no tempo em que ele era criança e adolescente, passavam muitos circos pela cidade (São José dos Campos). Já contei as façanhas de meu avô que sumia de casa, em certas noites, para fazer mágica no circo, sempre seguido por meu pai. Aos quatorze anos, meu pai apaixonou-se pela jovem equilibrista e foi embora da cidade com o circo. Aos dezoito anos estava casado e tinha filho (e não era eu). Aprendeu a fazer tudo, de palhaço a trapezista. 

Com a proliferação da atividade circense, naquela época, o publico foi se cansando daquilo. Além do mais, é difícil preparar um bom artista de circo e leva muito tempo. Chegou um tempo em que cada circo tinha, no máximo, um número bom. Quando chegavam nas cidades distribuíam panfletos onde se via o desenho de trapezistas, mágicos e malabaristas, mas na hora do espetáculo davam uma desculpa e nada de trapézio e do resto. Para suprir essa dificuldade, os atores começaram a representar pequenas peças, em substituição aos números circenses e o nome do negócio mudou para Circo-Teatro.

No circo em que meu pai trabalhou não foi diferente. As peças ganharam o espaço. Representava-se de tudo, inclusive a Paixão de Cristo, geralmente na quaresma e semana santa. Meu pai foi evoluindo até que virou ator principal e, claro, no espetáculo da Paixão ele era Jesus.

Ouvi centenas de vezes a história em que, no último intervalo, certa vez, entre o penúltimo e o último ato, aquele em que o cristo é fixado na cruz, meu pai estava devidamente crucificado e todos aguardavam a campainha e a abertura das cortinas. Alguns conversavam, últimos ajustes eram feitos e outros fumavam. Quando a campainha soou, alguém jogou a bituca do cigarro para cima e ela caiu entre os dedos do pé de Jesus, digo, do meu pai. Dizem que aquela foi a melhor interpretação dos sofrimentos do cristo crucificado da história.

Calvino estava certo, sou mesmo um predestinado.

Capricornio PB

Share this:
Share this page via Email Share this page via Stumble Upon Share this page via Digg this Share this page via Facebook Share this page via Twitter

4 thoughts on “Meu pai era Jesus Cristo

  1. Pingback: Lou Mello

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.