Just say no to the Temptations!

Moacir Franco

Papais

Antes de mais nada, feliz dia dos pais a todos os papais leitores e participantes da nossa Gruta. De verdade, desejo grandes bençãos a todos. Como tenho essa sorte (ser pai de três filhos) sei bem qual é o valor dessa dádiva e de quanto carecemos da luz divina nessa empreitada. Parabéns a todos esses grandes heróis!

Se pudéssemos resumir em uma frase, tudo o que a Bíblia ensina sobre a vida, creio que a frase seria: Controle sua vida.

Parece-me haver séria preocupação, do lado do opositor, em impedir-nos de lograr êxito, nesse sentido. Assim, a conclusão óbvia, seria que nossa luta deve ser mantida dentro do terreno de assumir o comando e brigar por ele. As artimanhas do chifrudo são velhas e desgastadas. Mas ele continua utilizando-as devido à eficácia delas. Finanças mal administradas, amores impossíveis, álcool de mais, drogas, relacionamentos críticos, etc. Como ensina Tiago, para lograr êxito nessas áreas, utiliza-se a tentação, o correspondente número um da cobiça com seu eterno namorado, o orgulho e a vaidade. Deste modo, ao somar tentação (a parte diabólica) mais a cobiça (a nossa parte), temos o pecado. Com o pecado, o comando do barco já era.

Jesus Cristo, aquele personagem tão esquecido dos evangelhos, ao ensinar seus discípulos a orar, não esqueceu esse detalhe: não nos deixe cair em tentação! Se há um método a ser indicado para manter a vida sobre controle, é esse: Ser especialista em não cair em tentação.

Entretanto, vou avisando logo, a conspiração contra os espertinhos decididos a seguir o Mestre Nazareno, nesse quesito, é pesada. As forças do mal utilizam de tudo e de todos, começando pelos da própria casa (cônjuge, pais, filhos, animais, etc) e depois os de fora, quantos forem necessários. Não basta dizer a si mesmo: não cairei em tentação. Será necessário muito mais que isso. Princípios, planos, estratégias e muitos recursos extras. Sinto falta de um armário onde estivessem guardados infinitos recursos contingenciais. É impossível viver sem eles. O estoque do tinhoso parece infindável, enquanto o enfrentamos na maior inocência cega.

Tempos atrás, o famoso cirurgião Dr. Adib Jatene, concedeu entrevista em um programa de TV e declarou estar trabalhando para eliminar a vaidade de sua vida. Parece coisa de rico, mas não é. Trabalhando, durante anos, com pessoas pobres, descobri haver nelas todos esses ingredientes necessários à tentação.

Creio que uma das mais nefastas crenças ensinadas pela igreja cristã é a grande bobagem de que basta estarmos com Cristo e os problemas passarão longe de nós. Os pecados são opções nossas e são altamente contagiosos, sem falar que poucos têm cura, nessa vida. Existem situações onde o livramento divino se faz presente, como ontem à noite, quando o Pedro e eu voltávamos de São Paulo de Cometa (ônibus) e dois malandros tentaram praticar um assalto. Deram-se mal porque, felizmente, entre os passageiros, havia três policiais militares que agiram rápido e dominaram os meliantes. Acredito que Deus conjugou os acontecimentos em nosso benefício. Mas continuo sem entender porque ele não faz o mesmo o tempo todo. Sigo informando ao Divino, diariamente, sobre a opção melhor que seria devolver meu carro, ao invés de ficar incomodando os policiais em seus momentos de descanso.

Enfim, queridos grutenses, pelo amor de Deus, controlem suas vidas. Não sejam meus imitadores, como não sou de Cristo. Just say no to the Temptations!

Author: Lou

7 thoughts on “Just say no to the Temptations!

  1. hahaha.
    Parabéns papai, depois de tudo isso, só resta mesmo a GRANDE benção que é Deus nos conceder a honra de sabermos o qão duro é toamr decisões relativamente aos filhos.

    GOD BLESS YOU papai Lou.

    T.

  2. estou meio “disléxica”, hihihi: é “quão” e não “qão”, “tomar” e não “toamr”

  3. Obrigado Tinoca e Georgia. Saberemos mais sobre a saúde do Thomas durante a semana, quando o exame feito na última quarta-feria será avaliado. Pelo que pude ver (eu não sou médico) parece estar tudo dentro do previsto, ou seja sem novos problemas. Abração para vocês e para os papais, vossos maridos.

  4. Entrego esse controle a Deus.. eu sozinha apenas não consigo! 🙂
    Deus te abençoe e aguardo noticias do Thomaz!
    Amanhã será um lindo dia.. será tudo esperança! :)))

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *