- O mais alto grau de conhecimento é contemplar o porquê. Questionar-se é o começo do caminho para a sabedoria.
Sócrates queria que não aceitássemos absolutamente nada e questionássemos tudo. Este filósofo pensou que as palavras mais poderosas do universo eram “Por quê?”. Quando começamos a questionar tudo o que sempre demos por certo, nossa percepção do mundo muda, nos movemos para um nível mais elevado de autoconhecimento.
- A verdadeira sabedoria está em reconhecer a própria ignorância.
Para Sócrates, a sabedoria não é uma meta que é alcançada, mas um caminho que é percorrido. Aqueles que não reconhecem sua ignorância nem embarcam nesse caminho, limitam-se e se contentam com o que sabem. Pelo contrário, reconhecer a ignorância e fazer perguntas é a única maneira de crescer e descobrir novos horizontes.
- Às vezes você tem que levantar paredes, não para afastar as pessoas, mas para ver quem se importa o suficiente para derrubá-las.
Para Sócrates, a amizade era algo tão valioso que precisava ser cultivada com paciência. Devemos escolher amigos de maneira inteligente e permitir que aqueles que realmente valham a pena passem para o nosso círculo íntimo. De fato, ele também costumava dizer que “amigos são como dinheiro, antes de precisarmos deles devemos saber o valor”.
- A maneira de se conseguir boa reputação reside no esforço em se ser aquilo que se deseja parecer.
Numa sociedade em que as aparências são cada vez mais importantes e em que muitos levam uma vida dupla “feliz” nas redes sociais que pouco ou nada têm a ver com sua realidade, essa frase de Sócrates tem mais validade do que nunca. Trata-se de se tornar sua melhor versão, sendo autêntica melhorando a cada dia um pouco.
- O segredo da mudança é concentrar toda a sua energia, não para lutar contra o passado, mas para construir tudo de novo.
Muitas pessoas ficam presas no sofrimento porque não conseguem fazer as pazes com o passado. No entanto, só podemos mudar quando pudermos olhar para o futuro. Com essa frase, Sócrates nos encoraja a parar de desperdiçar energia em culpa e recriminações por coisas que não podemos resolver e aprender a concentrar essa energia na construção do futuro que queremos.
- A mentira vence truques, mas a verdade vence o jogo.
Mais cedo ou mais tarde, as mentiras vêm à luz. A única mentira que não é descoberta é aquela que não é dita, por isso é sempre melhor manter a verdade. Lembre-se que muitas vezes uma mentira leva à outra, de modo que são criadas situações complicadas que serão virtualmente impossíveis de obter sucesso.
- Começar bem não é pouco, mas também não é muito.
O primeiro passo não leva você aonde você quer ir, mas leva você de onde você está. Não há dúvida de que o primeiro passo é importante, mas Sócrates nos adverte a continuar andando. Se não o fizermos, ficaremos no meio do caminho, com o cansaço da jornada e os sonhos desfeitos pelo que não ousamos deixar.
- Uma vida sem exame não merece ser vivida.
Sócrates se referiu à importância de se examinar, mantendo uma atitude crítica em relação às nossas ações. O filósofo acreditava que deveríamos nos preocupar em crescer porque o objetivo final da vida deveria ser tornar-se a melhor pessoa que podemos ser. E não podemos alcançá-lo se não realizarmos atos de introspecção.
- Eu não posso ensinar nada a ninguém, só posso fazê-los pensar. (A minha preferida LHM)
Essa frase de Sócrates é muito interessante porque chama a atenção para a necessidade de cada pessoa aprender por conta própria e chegar a suas próprias conclusões. Também nos alerta que, em muitos casos, ajudando e fingindo fazer o bem, estamos privando as pessoas de sua capacidade de pensar, decidir e seguir seu próprio caminho, cometendo seus erros, que serão a base do aprendizado.
- Quando o debate é perdido, a calúnia se torna a ferramenta do perdedor.
Com esta declaração, Sócrates adverte-nos da importância de perder dignidade e ser inteligente o suficiente para não dar a dica quando o nosso interlocutor, em vez de usar argumentos razoáveis, simplesmente recorreram à calúnia, porque é a única ferramenta descrédito que permanece.
- Grandes mentes discutem ideias, mentes medíocres discutem eventos, mentes fracas discutem sobre as pessoas.
Em uma discussão, devemos ter certeza de manter as emoções sob controle e discutir apenas ideias. Quando o debate acontece no nível pessoal ou no valor de outras pessoas, perdemos completamente o nosso caminho.
- Toda ação que traz prazer tem um preço.
Tudo na vida tem um preço. É uma ilusão fingir ter tudo sem dar algo em troca. Quando assumimos isso antes, estaremos mais dispostos a avaliar se o preço de algumas coisas é justo ou se estamos dispostos a pagá-lo.
- A inveja é a úlcera da alma
A inveja corrói lentamente, impedindo que o sofredor desfrute de sua vida, porque ele é egoísta demais, comparando-se com a vida levada pelos outros e contando seus dons, em vez de sentir-se grato pela sua própria. De fato, a inveja é como beber veneno, na esperança de que seja a outra pessoa que morre porque, na realidade, o único dano é sofrido pela pessoa invejosa.
- Se você não consegue o que quer, você sofre. Se você consegue o que não quer, você sofre. Mesmo quando você consegue exatamente o que quer, você ainda sofre porque sabe que não pode tê-lo para sempre. Sua mente cria essa situação. Ela quer estar livre da mudança e não entende que a mudança é lei e nenhuma pretensão alterará essa realidade.
Vemos a realidade como somos, através de nossas expectativas, o que significa que em muitas ocasiões o sofrimento ou a felicidade são autoprovocados. É por isso que Sócrates defendia que deveríamos aprender a nos conhecer melhor e aceitar a mudança como parte do fluxo natural da vida.
- Aqueles que não estão felizes com o que eles têm, não serão felizes com o que eles gostariam de ter.
Sócrates se referiu à necessidade de sentir-se satisfeito e feliz aqui e agora, não para adiar a felicidade para as posses que poderiam vir no futuro. Nossas necessidades sempre crescem, por isso, mesmo que tenhamos sempre um novo objetivo, devemos ter certeza de desfrutar a felicidade no presente. Afinal, a chave é não ter mais, mas aproveitar mais do que já temos.