Eugene Peterson: Será que Jesus condenaria Rob Bell?

By Timothy Dalrymple , March 16, 2011 9:27

Foi um prazer falar com o sábio Eugene Peterson em uma consulta sobre a Fé e Tecnologia no fim de semana passado. Peterson é conhecido por sua tradução da Bíblia em linguagem popular, chamada de A Mensagem, que já vendeu milhões de cópias, mas ele também é famoso por suas muitas obras sobre o discipulado e a teologia espiritual. Ele é o professor emérito de Teologia Espiritual no Regent College.

Eu falei com o Sr. Peterson sobre sua autobiografia, O Pastor , e estou ansioso para publicar esses comentários. Também perguntei a ele sobre a nossa edição do livro O Amor Vence do Rob Bell e a “controvérsia” a respeito dele.” Peterson escreveu uma sinopse para as costas do livro que diz: “Não é fácil desenvolver uma imaginação bíblica que leve ao trabalho abrangente e eterno de Cristo … Rob Bell anda um longo caminho para nos ajudar a adquirir apenas uma imaginação – sem nenhum traço de sentimentalismo barato e sem comprometer nenhuma polegada da convicção evangélica “.

Quais são os seus pensamentos a respeito do livro de Rob Bell e a controvérsia que se inflamou?
O que lhe inspirou a recomendar o livro?

Rob Bell e qualquer outra pessoa batizada é meu irmão ou minha irmã. Nós temos maneiras diferentes de olhar as coisas, mas todos nós somos uma parte do reino de Deus. E não acho que os irmãos e irmãs no reino de Deus devem brigar. Acho que esse é um péssimo hábito familiar.

Não concordo com tudo o que Rob Bell diz, mas penso que valeu a pena ele dizer. Penso que ele tornou-se uma voz em todo o mundo evangélico, que, se as pessoas o ouvirem, vai colocá-las em estado de atenção contra julgar os outros precipitadamente, tornando rápidas decisões dogmáticas contra eles. Não gosto quando as pessoas usam o inferno e a ira de Deus como armas uns contra os outros.

Sabia que as pessoas iriam pular em cima de mim por escrever um endosso. Escrevi a recomendação porque gostaria que as pessoas o escutassem. Ele até pode não estar certo. Mas está fazendo algo que vale a pena. Há muita polarização na igreja evangélica, hoje, e isso é um verdadeiro escândalo. Temos que aprender a falar uns com os outros e ouvir uns aos outros de uma maneira civilizada.

Será que nós, evangélicos, precisamos reexaminar nossas doutrinas do inferno e da condenação?

Sim, acho que deveríamos reexaminar e ser bem mais bíblicos, não deixar as coisas saírem do contexto.

Mas as pessoas que são contra Rob Bell não re-examinarão nada. Elas utilizam um teste definitivo para quem é cristão e quem não é. Mas isso não é o que significa viver em comunidade.

Lutero disse que devemos ler a Bíblia inteira em termos do que nos impulsiona na direção a Cristo. Tudo precisa ser interpretado através de Cristo.

Bem, se você fizer isso, você vai acabar com a religião da graça e do perdão. As únicas pessoas que Jesus ameaça são os fariseus. Todo mundo recebe um tratamento bastante generoso.

Há muito pouco de Cristo Jesus nestas pessoas que estão lutando contra Rob Bell.


Defenses of Bell
Defesa de Bell

 

Share this:
Share this page via EmailShare this page via Stumble UponShare this page via Digg thisShare this page via FacebookShare this page via Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.