Eram os deuses economistas?
Raquel Weisz
Em A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo, Weber traça detalhadamente o tipo ideal de conduta religiosa que contribuiu decisivamente para o desenvolvimento qualitativo do capitalismo. Trata-se do ascetismo intramundano vivenciado pelos seguintes segmentos do protestantismo: calvinismo, pietismo, metodismo e seitas batistas. Nãos seria possível que outro ascetismo, como o catolicismo, tivesse influenciado o capitalismo, pois a piedade popular católica, de forma resignada, espera a recompensa na vida após a morte. As religiões do Oriente, devido à lei do Karma, mantêm um ascetismo extramundano. O luteranismo, com o dogma paulno da justificação pela fé, dispensa a ação humana como componente do processo de salvação.
Silvio Sant'Anna introduzindo o livro citado na edição da Ed. Martin Claret 2006
Quando ser brasileiro católico e, consequentemente, pobre é vantajoso. Pior é o meu caso, um protestante pobre e sem igreja. (não venha com a piada: arrume uma igreja! Tenho problemas suficientes. Chega.)
Desconheço a ideologia econômica teológica…
Mas você voltou a caprichar nas ilustrações…risos
Lembro-me que ano passado tive que fazer um seminário aos meus colegas universitários e falar tais coisas… a gente tem que passar por cada uma… um calvinista, tendo que explicar-se em sua sala de aula… que vida!
Lou, uma curiosidade, vc já leu algum artigo do Dr. Leadnet e do David Bay (so site Espada do Espírito)?
aproveitando a ideologia econômica teológica… rss