A Gruta do Lou

Educar pelo livre pensar

Educar pelo livre-pensar
Educar pelo livre-pensar

Em minhas andanças como pai, professor, palestrante, pastor (estranho, tudo começa com p) e poeta, meu maior objetivo maior sempre foi despertar as pessoas para pensar. Para mim, essa é a chave de tudo. Meus filhos, alunos, clientes, parceiros de ministério ou aventuras e vítimas eventuais do dia a dia, puderam compartilhar essa minha obstinada luta para sermos melhores.

Estou convicto que não poderia oferecer nada melhor do que dar a todos a oportunidade de pensar. De que serviriam as minhas opiniões incompletas ou as minhas ruminações imperfeitas se as pessoas tem seus próprios pensamentos e opiniões.

Confesso sentir enorme prazer quando consigo ajudar alguém a desenvolver suas próprias ideias e conclusões. Creio que Jesus tinha prazer semelhante e, também, Sócrates, Platão, Schopenhauer, Nietzsche, Camus, Proust, Gandhi, Luther King, Machado de Assis, Fernando Pessoa, Saramago, Brabo e tantos outros.

Para mim, não há outra forma de ensinar-aprender e, portanto, de viver.

Como diria Galileu, seguindo exemplo socrático: “Não posso ensinar nada a ninguém, a não ser, ajudá-los a descobrir as coisas dentro de si mesmos”.

morcego-12

Share this:
Share this page via Email Share this page via Stumble Upon Share this page via Digg this Share this page via Facebook Share this page via Twitter

3 thoughts on “Educar pelo livre pensar

  1. Eu sinto o sangue correndo nas veias quando me desafiam a pensar. Deixar de me questionar é como morrer um pouco. Seu blog sempre conseguiu me deixar com a pulga na orelha. Obrigada!
    Como mãe sempre fiz muito mais perguntas do que dei respostas. Como professora tento fazer a mesma coisa, mas esta cada vez mais difícil encontrar crianças dispostas a gastar tempo pensando. Para que? A internet pensa por elas…

  2. O maior inimigo do pensamento é o dogma. A função do ortodoxo é normatizar dogma para com ele aprisionar os homens. O dogma é o maior obstáculo ao pensamento. Educar pelo livre pensar, é afastar o dogma !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.