A Gruta do Lou

Educação pela desconstrução da educação

O captain, my captain, cena do filme “Sociedade dos Poetas Mortos”

Além de Jesus Cristo, o velho e sábio Pai dele e a Bíblia inspirada por eles mais uma boa ajuda do Espírito Santo que me encantam incomensuravelmente, sou fascinado por educação. Não me refiro às escolas, mas ao ato de educar, o qual prefiro chamar de ensino. Descobri ser o mais necessitado de todos por ensino. Portanto ensinar é, antes de mais nada, querer aprender com todos os outros. Meus alunos, aqueles infelizes escolhidos para me ter como seu professor, sabem bem sobre o que estou falando. Após certo tempo trabalhando como professor “sabe tudo”, nunca mais entrei em uma classe para ensinar, mas estava lá para aprender com meus alunos. Fui imensamente recompensado, sempre, desde a adoção desse método.

PageLines- 7_Vidas.jpg
Ensino Vocacional GEVOA

Na PUC, fazendo o curso básico de humanas, descobri uma pá de bons educadores nacionais e estrangeiros, mas foi na lida diária com meus alunos, primeiro trabalhando com pré-escola e ensino fundamental em escolas públicas e privadas, o meu melhor tempo de aprender. Sacramentou a história a Dra. Louise Mackney, uma mulher vigorosa, educadora de mão cheia direcionando seu saber para missões, quem sacramentou minha opção por uma outra educação, em um seminário sobre Antropologia e Missões lá na Faculdade Teológica.

Rubem Alves, um cara cuja trajetória o levou da teologia até a educação, um caminho inverso ao meu, descobriu por acaso uma escola em Portugal onde a proposta educacional rompera com o status quo educacional dominante, a Escola da Ponte.

O professor José Pacheco, um das cabeças daquele projeto, tornou-se mais uma espécie de paradoxo para Ruben Alves, pois deixou Portugal e a Escola da Ponte para vir ao Brasil mostrar aos brasileiros uma riqueza pedagógica e educacional praticamente desconhecida da maioria, mas bem brasileira com certeza.

Deixarei vocês com o professor José Pacheco agora, pois ele fala por si mesmo.

 112313_1559_AsDivinasGe2.jpg

Share this:
Share this page via Email Share this page via Stumble Upon Share this page via Digg this Share this page via Facebook Share this page via Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.