A Gruta do Lou

E Deus abriu o mar em dois

Em minhas orações matinais, veio à minha mente a cena do povo retirante do Egito diante do mar, tendo atrás de si os exércitos do Faraó a perseguí-los:

Disseram a Moisés:

“Foi por falta de túmulos no Egito que você nos trouxe para morrermos no deserto? O que você fez conosco, tirando-nos de lá?Já tínhamos dito no Egito: Deixe-nos em paz! Seremos escravos dos egípcios! Antes ser escravos dos egípcios do que morrer no deserto.”

Conhece algum povo com sentimentos iguais, hoje em dia?

Resposta de Moisés:

“Não tenham medo. Fiquem firmes e vejam o livramento que o Senhor lhes trará hoje, porque vocês nunca mais verão os egípcios que hoje vêem. O Senhor lutará por vocês; tão somente acalmem-se”.

Palavras raras nos sermões dos nossos pastores, hoje em dia. Né?

Disse então o Senhor a Moisés:

“Por que você está clamando a mim? Diga aos israelitas que sigam avante. Erga a sua vara e estenda a mão sobre o mar, e as águas se dividirão para que os israelitas atravessem o mar em terra seca. Eu, porém, endurecerei o coração dos egípcios e eles os perseguirão. E serei glorificado com a derrota do faraó e de todo o seu exército, com seus carros de guerra e seus cavaleiros. Os egípcios saberão que eu sou o Senhor quando eu for glorificado com a derrota do faraó, com seus carros de guerra e seu cavaleiros”.

Eta Deus vaidoso! O povo dele na maior sinuca de bico e o divino preocupado em ser glorificado. Mas ele é assim, não se iluda. Talvez a sua e a minha sinuca sem saída seja a chance que ele espera para ser glorificado. É mole? Você sabe o resto da história. Deus mandou um vento oriental que soprou a noite toda e dividiu o mar em dois, por onde atravessaram os israelitas e depois se afogaram os egípcios, com o mar sendo fechado e os israelitas a salvo, do outro lado.

Não sei se alguém além de mim acordou sentindo-se como os israelitas naquele dia. Se for seu caso…

“Não tenham medo. Fiquem firmes e vejam o livramento que o Senhor lhes trará hoje”. Palavra do pastor.

Texto base: Êxodo 14: 10 – 21

Share this:
Share this page via Email Share this page via Stumble Upon Share this page via Digg this Share this page via Facebook Share this page via Twitter

9 thoughts on “E Deus abriu o mar em dois

  1. Alívio… é o resultado de confiança plena. Mesmo esse alívio não ser um “alívio imediato” como na música dos Engenheiros (curte Engenheiros Lou?), é um alívio s/ par!

    Boa semana Lou!

    Bom que você tenha entendido assim. Não curto os engenheiros, mas isso não quer dizer “estar contra”. Faltou oportunidade, talvez. Boa semana quer dizer até a semana que vem?

  2. Lou, nunca sei quando vc está brincando ou falando sério…

    Deixe-me explicar assim: Diria o sábio Homer Simpson, a quem sigo fielmente, “Eu não sou confiável”. 🙂

  3. LU, esse feed aí não tá encaixando no meu reader não…

    No momento, não sei como responder. Irei ao Reader, depois envio a solução por E-mail. Ok?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.