A Gruta do Lou

Dietrich Bonhoeffer

 

Teólogo alemão e resistente

Fonte: Christianity Today

“Graça barata está pregando o perdão sem requerer arrependimento, batismo sem disciplina na igreja, comunhão sem confissão … Graça barata é graça sem discipulado, graça sem a cruz, graça sem Jesus Cristo, vivo e encarnado.”

“O tempo é cumprido para o povo alemão de Hitler. É por causa de Hitler que Cristo, Deus o ajudador e redentor, se tornou efetivo entre nós … Hitler é o caminho do Espírito e a vontade de Deus para o povo alemão entre na Igreja de Cristo “. Então falou o pastor alemão Hermann Gruner. Outro pastor disse de maneira mais sucinta: “Cristo veio a nós através de Adolf Hitler”.

O povo alemão ficou tão desanimado depois da derrota da Primeira Guerra Mundial e da subsequente depressão econômica que o carismático Hitler pareceu ser a resposta da nação à oração – pelo menos para a maioria dos alemães. Uma exceção foi o teólogo Dietrich Bonhoeffer, que estava determinado não apenas a refutar essa idéia, mas também a derrubar Hitler, mesmo que isso significasse matá-lo.

Do pacifista ao conspirador

Bonhoeffer não foi criado em um ambiente particularmente radical. Ele nasceu em uma família aristocrática. Sua mãe era filha do pregador na corte do Kaiser Wilhelm II, e seu pai era um proeminente neurologista e professor de psiquiatria na Universidade de Berlim.

Todas as oito crianças foram criadas em um ambiente liberal, nominalmente religioso, e foram encorajadas a se interessarem pela grande literatura e pelas belas artes. A habilidade de Bonhoeffer no piano, na verdade, levou alguns em sua família a acreditar que ele estava indo para uma carreira na música. Quando, aos 14 anos, Dietrich anunciou que pretendia se tornar ministro e teólogo, a família não ficou satisfeita.

Timeline

1885

Hipótese documentária de Wellhausen

1886 O movimento voluntário estudantil começa
1895 Freud publica primeiro trabalho sobre psicanálise
1906 Dietrich Bonhoeffer nasceu
1945 Dietrich Bonhoeffer morre
1951 Cartas e artigos de Dietrich Bonhoeffer da prisão

Bonhoeffer se formou na Universidade de Berlim em 1927, aos 21 anos, e depois passou alguns meses na Espanha como pastor assistente de uma congregação alemã. Então, voltava para a Alemanha para escrever uma dissertação, que lhe garantiria o direito a uma nomeação universitária. Ele então passou um ano na América, no Union Theological Seminary de Nova York, antes de retornar ao cargo de professor da Universidade de Berlim.

Durante esses anos, Hitler subiu ao poder, tornando-se chanceler da Alemanha em janeiro de 1933, e presidente um ano e meio depois. A retórica e as ações antissemitas de Hitler se intensificaram – assim como sua oposição, que incluía nomes como o teólogo Karl Barth, o pastor Martin Niemoller e o jovem Bonhoeffer. Juntamente com outros pastores e teólogos, eles organizaram a Igreja Confessante, que anunciou publicamente em sua Declaração de Barmen (1934) sua lealdade a Jesus Cristo: “Nós repudiamos o falso ensino de que a igreja pode e deve reconhecer outros acontecimentos e poderes, personalidades e verdades como revelação divina ao lado desta única Palavra de Deus … “

Enquanto isso, Bonhoeffer escrevera The Cost of Discipleship (1937), um chamado a uma obediência mais fiel e radical a Cristo e uma severa repreensão do cristianismo confortável: “Graça barata está pregando perdão sem requerer arrependimento, batismo sem disciplina na igreja, comunhão sem confissão…… Graça barata é graça sem discipulado, graça sem a cruz, graça sem Jesus Cristo, vivo e encarnado ”.

Durante esse período, Bonhoeffer estava ensinando pastores em um seminário subterrâneo, Finkenwalde (o governo proibiu-o de ensinar abertamente). Mas depois que o seminário foi descoberto e fechado, a Igreja Confessante tornou-se cada vez mais relutante em falar contra Hitler, e a oposição moral se mostrou cada vez mais ineficaz, de modo que Bonhoeffer começou a mudar sua estratégia. Até então, ele havia sido pacifista e tentara se opor aos nazistas por meio de ação religiosa e persuasão moral.

Agora ele se inscreveu no serviço secreto alemão (para servir como um agente duplo – enquanto viajava para conferências religiosas na Europa, ele deveria estar coletando informações sobre os lugares que visitava, mas estava tentando ajudar os judeus a escapar dos nazistas). opressão). Bonhoeffer também se tornou parte de uma conspiração para derrubar e depois assassinar Hitler.

Como suas táticas estavam mudando, ele tinha ido para a América para se tornar um palestrante convidado. Mas ele não conseguia se livrar do sentimento de responsabilidade por seu país. Poucos meses depois de sua chegada, ele escreveu o teólogo Reinhold Niebuhr: “Eu cometi um erro ao vir para a América. Eu devo viver este período difícil em nossa história nacional com o povo cristão da Alemanha. Eu não terei o direito de participar do reconstrução da vida cristã na Alemanha depois da guerra, se eu não compartilhar as provações desta época com o meu povo “.

Bonhoeffer, embora tivesse conhecimento de várias tramas da vida de Hitler, nunca esteve no centro dos planos. Eventualmente, seus esforços de resistência (principalmente seu papel no resgate dos judeus) foram descobertos. Em uma tarde de abril de 1943, dois homens chegaram em um Mercedes preto, colocaram Bonhoeffer no carro e o levaram para a prisão de Tegel.

Reflexões radicais

Bonhoeffer passou dois anos na prisão, correspondendo a familiares e amigos, pastoreando companheiros prisioneiros e refletindo sobre o significado de “Jesus Cristo para hoje”. Com o passar dos meses, comecei a delinear uma nova teologia, escrevendo linhas enigmáticas inspiradas em suas reflexões sobre a natureza da ação cristã na história.

“Deus se deixa empurrar para fora do mundo para a cruz”, escreveu ele. “Ele é fraco e impotente no mundo, e esse é precisamente o caminho, o único caminho, no qual ele está conosco e nos ajuda. [A Bíblia] … deixa bem claro que Cristo nos ajuda, não em virtude de sua onipotência mas em virtude de sua fraqueza e sofrimento … A Bíblia dirige o homem para a impotência e o sofrimento de Deus; somente o sofrimento de Deus pode ajudar. “

Em outra passagem, ele disse: “Ser cristão não significa ser religioso de uma maneira particular, fazer algo de si mesmo (um pecador, um penitente ou um santo) com base em algum método ou outro, mas ser homem – não um tipo de homem, mas o homem que Cristo cria em nós. Não é o ato religioso que faz o cristão, mas a participação nos sofrimentos de Deus na vida secular “.

Por fim, Bonhoeffer foi transferido de Tegel para Buchenwald e depois para o campo de extermínio de Flossenbürg. Em 9 de abril de 1945, um mês antes da rendição da Alemanha, ele foi enforcado com outros seis opositores.

Uma década depois, um médico do campo que testemunhou o enforcamento de Bonhoeffer descreveu a cena: “Os prisioneiros … foram retirados de suas celas e os veredictos da corte marcial leram para eles. Através da porta entreaberta em um quarto das cabanas, Vi o pastor Bonhoeffer, antes de tirar a roupa da prisão, ajoelhando-se no chão orando fervorosamente ao seu Deus, fiquei profundamente comovido com a maneira pela qual esse amável homem orou, tão devotado e tão certo que Deus ouviu a sua oração. ele rezou uma oração e depois subiu os degraus para a forca, corajoso e composto, e sua morte se deu em poucos segundos: nos quase 50 anos em que trabalhei como médico, quase nunca vi um homem morrer tão completamente. submissa à vontade de Deus “.

A correspondência de Bonhoeffer na prisão acabou sendo editada e publicada como Cartas e Documentos da Prisão , o que inspirou muita controvérsia e o movimento “morte de Deus” dos anos 60 (embora Eberhard Bethge, amigo íntimo e principal biógrafo de Bonhoeffer, tenha dito que Bonhoeffer não implicava tal coisa). Seu “Custo do Discipulado”, assim como a “Vida Judaica” (sobre a comunidade cristã, baseada em seu ensino no seminário subterrâneo), permaneceram clássicos devocionais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.