Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé, pois sim…

Esse apóstolo Paulo era mesmo um fanfarrão. Imaginem se eu escrevesse para um dos meus ex-alunos dizendo essas tolices.

Antes de mais nada, preciso deixar bem claro minha completa incompetência para discernir qual é, ou seria, o bom combate. Durante algum tempo, achei que o negócio era cristianizar o mundo.Imaginem. Ainda tem gente pensando e ensinando essas bobagens por aí.

Sociólogos modernos advertem que o Armagedom, muito provavelmente, será um conflito inter religioso e não geográfico. Há nas invasões do Iraque e Afeganistão esse componente, incluso. Os Hutus e os Tutsies também se mataram porque tinham deuses diferentes. Os irlandeses se mataram, durante anos a fio, devido a suas diferenças religiosas. Judeus e muçulmanos travam uma disputa repleta de motivos advindos de suas diferenças religiosas. Isso sem falar nas cruzadas e nas tais guerras santas. Portanto, Deus não poderia estar por trás de um plano tão sórdido. Acho que o negócio do Criador Divino está mais para negócios menos bélicos e mais cheios de ternura.

Deus deve ter se afastado da Igreja na onda do Paz e Amor, se é que não foi excomungado junto com Galileu. A Igreja Cristã não suporta Galileus. O fato é que o maioral anda distante, só observando. Segundo a D. Arlete o velhinho tem o controle e vai conduzindo tudo maravilhosamente dentro de um plano todo inclusivo, repleto de um amor paradoxal e não inteligível aos seres humanos. Sei lá.

Assim, não faço a menor ideia de qual seja o bom combate. Quando alguém bate à minha porta perguntando por ele, respondo rápido: não mora aqui e nunca ouvi falar nele.

Depois, essa hipocrisia de escrever o próprio epitáfio em vida. Isso é lá coisa que gente equilibrada faça? Fazer filminho em vida e deixar para o filho que vai nascer é coisa de americano babaca. Não tem sentido alguém sair por ai dizendo que já fez sua parte. Já imaginaram se eu, um menino ainda, concluísse que só porque fiz uma missãozinha na Albânia sob Enver Hoxa ou em Moçambique sob Samora Machel, fora educar com alguma independência de pensamento, aqueles centos e não sei quantos nos seminários que fui obrigado a suportar, tivesse cumprido minha carreira.

Fosse assim, ia querer minha aposentadoria já. Certamente,  o INSS (órgão do governo que trata das aposentadorias) teria entrado em greve meia hora atrás, nesse caso. Isso é ridículo. A única forma de dar algum sentido a essa frase do apóstolo é entender que ele estava dizendo, minha vida termina aqui, como uma decisão de morte. Outra coisa inaceitável em qualquer das culturas vigentes.

Para encerrar, não guardei a fé porcaria nenhuma. Fraquejei o tempo todo. Ao invés de acrescentar uma fé a outra, desfiz uma fé com outra incredulidade posterior. Minha fé, que nunca foi lá essas coisas, se é que existiu algum dia, só diminuiu com o passar do tempo. As únicas coisas que guardei comigo foram: a covardia, a insegurança e a dúvida. Se a história de Jesus não for verdadeira, estou bombardeado. Não tenho fé no Nazareno e torço desesperadamente por ele. Tem que ser tudo verdade. Não se trata só de crer ou acreditar, é muito mais forte que isso. Tem que ser verdade. Não tenho outra opção, nessa altura.

Para mim esse apóstolo … não sei não.

Texto Bíblico utilizado: 2 TIMÓTEO 4:7

Capricornio PB

24 thoughts on “Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé, pois sim…

  1. Oi Lou, bom dia!!!

    Quer dizer que a sua semana está agitada?
    Lou em Sao Paulo, Lou prá conselheiro, Lou nos Memes, eita vidao!!!

    Imagino que você teve mesmo muitos combates a combater. Ah! E quanto nao se ter fé, o Mestre já tinha dito mesmo que se eu tivesse uma do tamanho do grao da mostarda, já seria muito.

    Estava por aqui muitas vezes lendo os seus textos da semana só nao deu prá comentar. Sempre acontecia alguma coisa e a Gruta tinha que ser deixada às pressas.

    Bom fim de semana

  2. Opa!

    Também não me pergunte o que o Paulo queria dizer com essa coisa de bom combate. Talvez ele tivesse sob o efeito de algum texto do Antigo Testamento, daqueles em que Deus aparece como o Senhor dos Exércitos. Talvez seja os efeitos colaterais do espírito empreendedor dele, que invejo mortalmente. Talvez, quem sabe, seja apenas orgulho. Conjecturas, apenas.

    Abração.

  3. É, esse negócio de jogar terra dentro d’água é só pra poluir ou estava sendo redundante. Porventura os montes já não estão erguidos e dentro dos mares? Já não esta feito?

  4. Junior
    A incoerência não está no texto, nesse caso. Até poderia estar, mas não é ponto. A intenção aí, é lidar com as nossas incoerências, algo entre o aque deveríamos fazer ou crer e o que, realmente, fazemos e cremos.
    Até as contestações escapam ao que o texto diz, justamente porque é difícil lidar com a nossa realidade.
    Para mim, Deus está acima de todas as convenções e nos amará exatamente como somos. Por isso não é preciso temer aceitar quem somos, de verdade.

  5. Ele nos ama sim, mas sera que a uns mais do que a outros? Afinal Ele tinha o seu discipulo preferido.
    Tal vez Paulo se se achasse no direito de falar desse jeito por se saber mais amado. Sabia que fazia o que Deus esperava dele. O filho preferido sempre incomoda os outros, desde sempre. Paulo nos incomoda? A mim sim!

  6. Lou, vc não vai acreditar… mas li duas vezes seu texto!! hehehe…
    Intrigante, pertubadora a sua colocação e ao mesmo tempo maravilhosa!!
    Perai… q vou ler de novo…
    Bem, voltando… é desesperador, né?
    Sabe que por muitas vezes me senti assim?? Tem q ser verdade!! O melhor do seu texto… foi o exagero da sua sinceridade!! Muitos nós cristãos nos colocamos como seres absolutos da verdade e temos vergonha de expor o nosso mais sincero temor! Lemos tantas coisas, vemos acontecer tantas coisas e fingir que não somos frágeis a isso? Conversa fiada das mais brabas!!
    Sempre fui fã do “Paulinho” e por isso fui reler seu texto… colocaste um questionamento em meu pensar!! Um bom combate para mim e para todos que pregam chegar ser uma verdade tão absoluta que nem tem como da gente retrucar, né??
    Uma vez meu marido me perguntou… “Mas vem k, ninguem levanta a mão para perguntar, questionar ou até mesmo para discordar??” hehhe… fiquei parada pensando… Como assim descordar?? Seria um caos, né??
    Mas é como vc disse, tem que ser verdade!!

  7. Poliane
    Gostei muito de seu comentário. Foi ao ponto certo. As pessoas tendem a criar um novo ego para fazer parte da Igreja. Parece que é proibido ter medo, sorrir, confessar as fraquezas e ansiedades, como se não precisassem de Jesus Cristo e do Pai dele. Paradoxal mesmo!

  8. AMIGA VOCE NÃO ENTENDEU O QUE PAULO DISSE, ELE JÁ ESTAVA SENDO REVELADO QUE IRIA SER MORTO, ENTRE POR SACRIFICIO, ELE JA PREVIA O QUE IA ACONTECER COM ELE, MORRER.. POR ISSO ELE DISSE: COMBATE O BOM COMBATE E GUARDEI A MINHA FÉ.. PORQUE ESTAVA PRONTO PARA MORRER.. NAS MÃOS DOS QUE O ASSASSINARAM. OK? MESMO APOS A SUA MORTE, A SUA OBRA AINDA ESTÁ VIDA, SUAS PALAVRAS ESTÃO NAS ESCRITURAS..VOCE SÓ FARÁ O SEGUINTE, LEIA UM LINHA ANTES DO QUE VOCE LEU…VOLTE EM UMA LINHA.. OK.. PAULO FOI O PREGADOR DOS GENTIOS..O SEU PREGADOR.. OK..E NÃO UM FANFARRÃO. NA PAZ. AMIGA. É UMA PENA PAULO NÃO ESTAR AQUI PARA SE DEFENDER ..MAS..NOS SEUS SEGUIDORES ESTAMOS..QUALQUER DUVIDA, ANTES DE TIRAR CONCLUSÕES.ENVIE ALGUMA PERGUNTA PARA O MEU EMAIL. TEREI O MAIOR PRAZER EM RESPONDER. NA PAZ.

    Não sei porque, lembrei daquele provérbio: Não há como denegrir alguém, sem proveito próprio. A propósito, quando nasci, alguém gritou: É um menino, olha o pintão dele.

  9. Pingback: Lou Mello
  10. Lou, estranho ver você falando mal da religião, pois pelo que me parece você esta criando a sua religião nesta Gruta, e tenho certeza de que como todas as outras religiões a sua também não será perfeita. Também acho estranho você dizer que é Cristão sendo que não reconhece a Bíblia como a palavra de Deus, e portanto sem qualquer erro, como todo Cristão acredita. Como pode se dizer Cristão se a história de Cristo esta num livro no qual você não acredita ? Porém concordo com você quando diz que Deus está afastado da igreja e que talvez o Armagedom seja um conflito inter religioso, mas isso só esta acontecendo porque pessoas ao lerem a Bíblia sem a unção do Espírito Santo não conseguem entender e acabam legitimando conflitos totalmente contrário ao que Cristo pregou, o AMOR. Quanto ao epitáfio em vida existem duas teorias segundo os teólogos, a primeira como a Wilza disse a ele já havia sido revelado a sua morte, a outra hipótese, é que um outra pessoa tenha escrito esse eptáfio, o livro foi escrito por Paulo, mas isso não impede que o eptáfio tenha sido escrito por uma pessoa próxima de Paulo, assim como acontece em Deuteronômio quando Móises escreve sobre sua própria morte.
    Mas de tudo que escreve em seu texto, o mais preocupante é perceber o pouco que você acredita em Cristo, eu também fraquejei varias vezes, varia vezes fui fraco na fé, e muitas outras coisas mas uma coisa posso lhe garantir, e você não precisa ficar desesperado quanto a TER QUE SER VERDADE, pois é verdade, nosso Cristo ressucitou e nos ama mesmo com todas essas fraquezas mas e bom que você creia nisso, pois só os que crerem serão salvos.

    Gustavo da glória, como diria meu amigo Paulo Brabo, seu comentário não combina com o texto que lhe serviu de base. Mas você diz aí algumas verdades, em meio a um monte de bobagens fundamentalistas, do mesmo jeito que eu faria há uns trinta e cinco anos, quando dava meus primeiros passos entre os protestantes evangélicos. A maior verdade é que deixei o cristianismo de igreja, pois não tive forças para continuar depois de tantos anos de frustrações, decepções, traições e hipocrisias. De ambas as partes.
    Agradeço sua tentativa de inaugurar uma religião da Gruta, mas a repudio com todo o meu ser. Nada me faria mais infeliz. De resto, agradeço sua presença, foi uma honra.

  11. Sabemos da firmeza de sua veia colérica,de sua decisão em obedecer as ordens de Deus,de seu zelo e amor pelo Evangelho.Tenho grande admiração pelo apóstolo Paulo,mas ele foi um homem como qualquer um de nós.Certamente cheio de incertezas,fraquezas e ansiedades e não um deus acima dos homens.Graças a Deus pela fé que as vezes bem pequena temos,e torcemos para que tudo dê certo.Agradecidos devemos ser pelo amor do Nazareno que nos alcança mesmo sendo quem somos

  12. Olá amigo! Sinceramente, umas das frases mais empolgantes da Bíblia é está, “Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé, Paulo combateu o bom combate, a luta entre o bem e o mal, pessoas que não conseguem mais levar sua cruz, rebatem o que lhe fere a alma, o céu não é de covardes, que vêem a vida como um mar de sonhos, e pensão em mudar tudo só por que não estão satisfeitos com a realidade, não podem e caem nessa de se derramar em desprezo. Nada vai mudar, mede a sua mentalidade e não estrague a dos outros fazendo o mesmo papel de Lúcifer no céu, de pouco em pouco Lúcifer cria seguidores que chamam Paulo de fanfarrão, que absurdo! (miltodesenhos@yahoo.com.br)

    MIlto: Certamente, você deve ser um super crente, como Paulo (o apóstolo) teria sido, caso vivesse em nossos dias. Antes de mais nada, o tranqüilizo, pois você não conseguiu entender minha forma de enaltecer e, ao tomá-la literalmente, tirou conclusões precipitadas. A interpretação literal, comum aos dogmáticos, causa esse tipo de problema, mesmo. Mas, tudo bem, você, seguramente, não é desses crentes que viveria em uma gruta, ou mesmo acabaria crucificado em uma cruz infame, depois de ser castigado, vilipendiado, cuspido, desnudado e chicoteado, simplesmente por ser um fraco incapaz de lutar. Dizem que Paulo acabou como todos nós, pois teria sido decapitado, contradizendo a si mesmo. Mas isso não deve ser verdade. Imagino que você seja um grande vencedor e o parabenizo por isso. Só uma curiosidade, de onde você teria tirado essa idéia de Lucífer no céu? Seria algum tipo de papo secreto entre homens? Coisa estranha.

  13. Todos estão certos, em cada ponto de vista. A verdade só existe uma. Para que pressa? Um dia, QUALQUER DIA, ELA VIRÁ. Então…!!!!!

    Você é partidária do PSDB? 🙂 Obrigado pela visita.

  14. Sou Cristão e não julgo ninguém. Cada um tem livre arbítrio para fazer, falar e pensar o que quiserem. Mas, como acredito em cada palavra que está escrita na Bíblia, peço a Deus que tenha misericórdia de todos aqueles que duvidam de Sua Palavra!
    Para ser salvo, além de acreditar em Deus (o que para muitos é bem fácil), devemos seguir os mandamentos, fazer a vontade dEle. Não basta sermos bonzinhos e dizer o que muitos dizem: “- Deus está dentro de mim, não preciso ir à igreja”, grande erro! Devemos estar em comunhão com o Criador, o adorando, porque Ele é o único digno de adoração!

    Deus mudou a minha vida e pode mudar a sua também! Que o Senhor nos abençoe!

    1. Jonas
      Obrigado pela visita e comentário.
      Seus fundamentos são produto da chamada interpretação literal da Bíblia, própria das doutrinas fundamentalistas.
      O texto que você leu, mas não conseguiu entender bem e muito menos interpretar corretamente, requer um pouco mais de bagagem em leitura. Não há nele nenhum propósito que contrarie doutrinas mais conservadoras, apenas está escrito com o uso de ironias e bom humor, capacidades transcendentais do homem contemporâneo.
      Pode dormir tranquilo que na eternidade certamente nos encontraremos, onde quer que ela se dê.
      Deus abençoe você também.

  15. VC É UM ATEU? NOS ULTIMOS MINUTOS DE SUA VIDA IRA LAMENTAR NÃO TER DEUS NO SEU CORAÇÃO , VAI LAMENTAR NÃO ACREDIATAR NA SALVAÇÃO DE SUA ALMA.

    COMBATI O BOM COMBATE QUER DIZER VIVER UMA VIDA CHEI DAS GRAÇAS DE DEUS E UMA VIDA TERRENA DE AMOR POR QUE VIVER UMA VIDA SEM DEUS É VIVER PERDENDO A BATALHA TODOS OS MINUTOS DE SUA VIDA CARNAL E A ESPIRITUAL QUE É ETERNA.

    SE ARREPENDA SE ENQUANTO A TEMPO.

    1. Karbrorze
      Deve ser triste viver nas sombras, com medo de colocar o rosto sob os raios da luz, ser você mesmo (a) e sentir-se amado, por Deus e pelas pessoas à sua volta. Isso descreve os “cristãos” dogmáticos produzidos pela “igreja” dos nossos dias (leia a Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo de Max Weber). Não sou ateu, mas também não faço parte da chamada igreja organizada. Prefiro só ser mais um dos seguidores de Cristo. Mas não me subestime, convivi com essa raça de víboras o suficiente para perceber bem qual era a deles. Também não me acho melhor do que ninguém, como disse, se a Graça prometida por nosso Senhor Jesus não for fato, estou tão estrepado quanto todos os outros e você, também.
      Da próxima vez, tente se apresentar, mostrar sua cara e dar seu endereço postal de verdade. Isso daria mais credibilidade às bobagens que escreveu em “meu” blog.

  16. nunca li tanta asneira como essa, vc deve ser um anti-cristo eu como boa crista pesso a Deus q tenha misericordia de pessoas q pença como vc,e fanfarâo e´a vovozinha.

    1. Samia

      Você poderia ter evitado isso se quisesse. Agradeço os elogios, se bem que parecem mais com xingamentos. Talvez seja melhor você ficar longe daqui e não correr o risco de ler palavras escritas por um “anti-cristo”. A propósito, minha vovozinha teria grande orgulho em ser uma fanfarrona feito Jesus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *