A Gruta do Lou

Cobra parada não engole sapo

Conversei demoradamente com o Pr Wagnor, ontem, por telefone. Ele é uma espécie de discípulo, pelo menos no que tange a livros, teologia e relacionamento. A novidade é que ele anda visitando a igreja Universal da cidade de Azaré, furtivamente. Segundo narrou, ele aprendeu lá que “cobra parada não engole sapo”.

Lembrei do Rubens Cesar Fernandes, diretor da ONG Viva Rio, aquela que põe as cruzinhas nas praias. Em uma entrevista, ele disse que a Universal funciona como o psicólogo dos pobres, além de ser uma igreja genuinamente brasileira. Confesso que pratico certo masoquismo, de vez em quando, e assisto programas da Universal pela TV, tanto aqueles que as pessoas dão testemunhos, quanto os programas mais elaborados com entrevistas e debates. Também vejo alguns cultos, especialmente quando o Bispo Edir Macedo está na direção.

Claro que para um intelectual Cult como eu (vixe!), tudo aquilo soa bizarro. Mas admito que a clientela é mesmo da classe C para frente. Mesmo sendo uma igreja, ela não se utiliza muito das práticas a que estamos acostumados a ver nas igrejas que frequentarmos. Lá o negócio é muito mais prático. Resume-se em resolver os problemas do presente, tais como, pendências financeiras, relacionamentos encrencados, enfermidades e perturbações do além. Gosto da sugestão mais enfatizada na solução de problemas financeiros: partir para um negócio próprio. A velha livre iniciativa. Também não acredito em empregos, por diversas razões e recomendo o livro “O fim dos empregos” de Jeremy Rifkin, como leitura obrigatória.

Apesar de todas as minhas censuras à Universal e seus dirigentes, vale lembrar que conheci o professor Leonildo Silveira Campos, autor de “Teatro, Templo e Mercado”, um livro que nasceu da tese de doutorado do autor, admito a possibilidade desses caras estarem sendo muito mais eficazes do que todos nós com nossas crenças e atitudes falaciosas e beirando o preconceito.

Certamente não frequentarei a Universal, como quer o Pr Wagnor, animado pelo recente milagre de ter adquirido, contra todos os prognósticos, sua própria oficina de automóveis e estar com o nome limpo, depois de muito tempo fazendo companhia a mim nas listas malditas. Sentirei sua falta no clube. Sou um caso perdido em termos de prepotência e orgulho. Talvez eu siga os conselhos dos universais, sem dar-lhes o devido crédito, óbvio, (seja o intelectual ou o material), para sair do pântano em que me meti. Afinal, meus amigos pastores e as igrejas nas quais fui afilhado não têm grandes sugestões para meu pequeno problema. Nem o terapeuta cristão conseguiu me ajudar, nesse quesito. Ladrões e safados somos quase todos.

Caso interesse, faça como eu, espere todos irem dormir e ligue a TV, nos canais da Record, som bem baixinho (se tiver fones de ouvido melhor) e assista todo aquele horror, afinal, não é fácil presenciar o way of life das classes mais pobres. Pode ser que, através de alguma expressão chula como essa que inseri no começo desse texto, resolva um grande problema que você tenha, especialmente, se for relacionado aos problemas básicos do nosso viver.

Share this:
Share this page via Email Share this page via Stumble Upon Share this page via Digg this Share this page via Facebook Share this page via Twitter

2 thoughts on “Cobra parada não engole sapo

  1. ….Oi Lou ! …já faz tempo que deixei de achar alguma coisa sobre a Universal… já vi tanta asneira saindo de lá , da mesma forma como vi coisas boas… eu sei lá se DEus a usa pra nos confundir ( nós, os sabichões)ou então ela é mesmo coisa boa( e eu não faço idéia do que seja bom nesse caso)….ando fechada pra balanço (depois de 20 anos de ministério ativo)repensando meus valores e os valores de Deus e no que é real entre a Graça e a Lei, entra a Vida e a Morte, entre o Coprpo e a Igreja, entre Lobos e Pastores…sei lá, penso as vezes que peguei um caminho sem volta ( vai ver, como dizem de todo bom ministro que desaparece – desviei)…Quem sabe dessa vez Jesus me encontra.
    Abraços.

  2. Lou

    Não tem nada a ver com seu texto, mas como hoje passei numa Lan House aproveito para te deixar um abraço pelo dia de amanhã.

    Feliz aniversário e que Deus continue te abençoando e nos abençoando com a tua presença

    Abraços

    Fábio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.