A Gruta do Lou

Blog em Férias 2 – O iluminado

linda-hamilton

Linda Hamilton 

Como todos sabem, estamos em férias. Entretanto, estava eu lendo um livro do Rubem Alves (Se eu pudesse viver minha vida novamente…)  e algumas linhas saltaram aos meus olhos:

“Freud declarou que ninguém podia se comparar a Nietzsche no conhecimento da alma humana”.

Isso me fez pensar, de imediato, no Karl Barth dizendo: “ninguém podia se comparar a Nietzsche no conhecimento das coisas espirituais”.

Em outro trecho, Ruben continua com sua narrativa citando o Zaratustra, quando resolveu descer da montanha, onde passara dez anos:

“Encontrou-se com o mesmo eremita que se espantou em vê-lo: Esse caminhante não me é estranho; muitos anos atrás, ele passou por esse caminho. Ele se chamava Zaratustra. Mas ele mudou. Naquele tempo levava suas cinzas para as montanhas; e agora quererá levar seu fogo para os vales? Não terá medo de ser punido como incendiário? Zaratustra mudou, Zaratustra se transformou numa criança, Zaratustra é um iluminado.”

Fiquei pensando em outro personagem, uns dois mil anos atrás, conhecido como Jesus de Nazaré, dizendo: Em verdade vos digo que, qualquer que não receber o reino de Deus como menino, não entrará nele. Lc. 18:17

Então concluí, Zaratustra iluminou-se ao encontrar a criança dentro de si. Como bem diz o Ruben Alves: ” os psicanalistas ficam a caça de regressões à infância, esforçando-se para que a criança se mantenha reprimida e o adulto triunfe! Fosse Nietzsche um psicanalista e ele passaria o tempo todo à procura da criança que mora nos homens, criança que a educação trancafiou num quarto escuro.”

Conheço poucos cristãos iluminados, pois a igreja tem se ocupado em transformar a todos em um bando de adultos espirituais, reprimindo nossa criança interior e roubando-nos a oportunidade de tornarmo-nos seres iluminados, capazes de incendiar o mundo com nossa luz.

Será que podíamos inventar um novo natal? Onde o menino Jesus nascesse em cada um de nós e nos tornássemos crianças, dessas que receberão o reino de Deus, e pudéssemos descer de nossas montanhas de posses e títulos, completamente, iluminados.

lousign

6 thoughts on “Blog em Férias 2 – O iluminado

  1. De facto, onde estão os crentes iluminados? Quem e onde estamos nós a iluminar?
    Jesus já nasceu, seria difícil inventar um novo natal. De qualquer forma, penso que a solução não passaria por sermos “crianças”, pois elas são demasiado egocêntricas, praticamente incapazes de praticarem a empatia. Talvez, sendo adultos sim, com maturidade espiritual, mas com a inocência e autenticidade de uma criança…
    Feliz Natal!!!

  2. … não sei vc, mas eu não quero ver esses seres pseudo-iluminados nem por um binóculo…para mim um bom ntal seria Jesus renascer dentro de mim restaurando minha confiança e minha alegria pela igreja e seus iluminados, mas acho que isso até Ele mesmo já perdeu….

  3. Apesar dos argumentos, sólidos, da Alice, gostei muito do último parágrafo!
    “Descer da montanha de nossas posses e títulos” e, como crianças, sermos “iluminados” com a humildade das coisas simples.
    Valeu!

  4. Querido!pela produção do texto, minha profunda admiração. E esses caras citados, apesar da “aversão por eles no meio reformado”, tu sabes que vale a pena lê-los. (…)ah, aproveitei o fim de ano e tomei alguns dias de férias…

    Um grande abraço

  5. Querido Lou, eu dei uma saida estratégica da blogosfera por causa de problemas de saúde. No momento, nao estou no bRasil, mas se eu puder fazer do Natal de seu filho uma data melhor, podes contar comigo.E podemos nos contactar por email.Dias Felizes.

    Meu novo endereço estáacima…e nao sei qual endereço seu linkar.se o coração valente ou esse…me dê uma idéia…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *