A Gruta do Lou

A Letra, o estudo e a pregação

Confissões de S. Agostinho

 

A letra mata e o espírito vivifica” *. Removido assim o místico véu, desvendou-me espiritualmente passagens que, à letra, pareciam ensinar o erro.

Confissões de Agostinho Livro VI - 4

* II Cor. 3:6

Quem estiver disposto a ler, vide o post anterior.

Eu não hesitaria em viver meus dias fazendo parte de uma comunidade cristã onde cada um lesse a sua bíblia e tratasse de praticar os conceitos aprendidos com o compromisso pessoal de nunca tentar empurrá-los aos demais, desde que os milagres, as curas, os renascimentos, a boa vontade, o perdão e a camaradagem estivessem presentes, ainda que o resto fosse comunitário.
Não suportaria viver novamente sob o fogo cruzado das pregações e dos estudos bíblicos, desprovidos de vida e prática, ou seja, a velha hipocrisia.

Powered by ScribeFire .

Capricornio PB

8 thoughts on “A Letra, o estudo e a pregação

  1. Coisas interessantes me fizeram perder a fé, a cantar e pensar que agora que faço eu da vida sem ela, pois que ensinaram-me tantas coisas, e no abismo que a crença me atirou acho difícil emergir.
    Enfim, ‘bobagens’ minhas.

  2. Lu

    Você sempre está um passo em nossa frente. O Mestre disse que era preciso nascer de novo. Isso implica em desconstruir o catelo de bobagens que nos ensinaram sobre a fé e começar de novo, fazendo as escolhas conscientes, agora. Não cheguei nesse ponto, não.
    Bom ver o seu L. por aqui.

  3. Chris

    Na verdade, não precisamos falar. Creio que, no máximo, narrar os evangelhos e histórias bíblicas sem interpretações ou opiniões e aceitar tudo com grande humildade. Um Tibetano me perguntou qual era a minha religião e quando lhe respondi: “sou cristão”, ele me disse: então aceite as palavras de Jesus Cristo com humildade.

  4. Hipocrisia é impossível de ser sanada. A velha frase da velha demasia humana está em nós eternamente (ou até o fim de nossa corruptibilidade)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *