A Gruta do Lou

Seria Calvino um grande farsante?

111318_1801_SeriaCalvin1 Seria Calvino um grande farsante?

 

Oh, meu barato de ir à padaria (agora um pouco relegado porque a maré não é das melhores) incluí pizza de mussarela, Coca-Cola em vidro e bisbilhotar o bate-papo dos presentes. Nada de predestinação a lá Calvino.

Certa vez, ouvi dois caras discutindo Calvino e seu calvinismo. No seminário ou na Igreja, tudo bem, mas na imaculada padaria… sei não…

Às tantas, um deles mencionou o Pr. Matheus Zandona, judeu e professor na Sinagoga Har Tzion, em Belo Horizonte, desde 2001 e incentivou seu colega a ver os vídeos dele no YouTube (https://youtu.be/um_45X2tivc) . Segundo ele, Calvino já era.

Desde o tempo de seminário (FTBSP) ouvi o Dr. Shedd dizer a um aluno que não gostava de Calvino: “Se você começar a ler, só o que Calvino escreveu sobre a predestinação, você não conseguirá ler tudo por falta de tempo de vida”.

Entendeu né? O aluno não gostava de Calvino, enquanto o Dr. Shedd que deve ter lido todos os livros do João Calvino sobre a predestinação, sempre foi enigmático quanto a esse e muitos outros temas polêmicos. 

Agora, se o Zandona estiver certo então serei obrigado pensar das duas uma, ou ele é o maior charlatão da história ou um tremendo burro, sem ofensa aos burros (animal pertencente ao grupo dos mamíferos vertebrados).

Esse acontecimento mexeu comigo, pois as minhas bíblias deixavam claro que os predestinados eram os judeus, enquanto os gentios teriam sido convidados a fazer parte do Reino de Deus via graça e bondade de Jesus Cristo, sem qualquer outra contrapartida.

Chegando em casa, assisti os vídeos do Zandona e fiquei chocado vendo ele descrever exatamente o que eu mesmo já havia percebido, mas nunca tive coragem de abrir entre meus irmãos de igreja e muito menos aos não igrejeiros.

Zenon! Até hoje não li o comentário de Efésios de autoria do Calvino. Primeiro porque nunca o achei e depois, a dúvida se Calvino não teria sido um grande equivocado. Abraço.

 

111318_1801_SeriaCalvin1 Seria Calvino um grande farsante?

Sending
User Review
0 (0 votes)

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.