UA-1050823-5
TeoLougia de quintal

Quem pode ser apóstolo

Written by Lou Mello
Massachusetts Hall, Harvard University, Cambri...

Massachusetts Hall, Harvard University, Cambridge, Massachusetts, USA. (Photo credit: Wikipedia)

Esse texto é um comentário de um colega do meu curso sobre as Cartas de Paulo ministrado em Harvard, via internet.

4 anos atras

Eu me lembro que uma vez no Colégio Bíblico nós revisamos as diferenças nos títulos de Paulo quando ele escreve para as diferentes igrejas. A professora disse o seguinte:

Para ser apóstolo, a pessoa deve ter cumprido quatro requisitos:

1. Deve ter sido escolhido diretamente por Jesus (como os 12 primeiros discípulos)
2. Deve ter estado com Jesus por pelo menos 3 anos em Seu ministério
3. Deve ter sido uma testemunha de Sua ressurreição e ascensão
4. Deve ser reconhecido pela ekklesia como um apóstolo.

Relíquia de São Paulo Apóstolo

Relíquia de São Paulo Apóstolo (Photo credit: Wikipedia)

 

Paulo cumpriu o requisito nº 1 quando Jesus o chamou para a Estrada de Damasco (Ato 9)

Requisito nº 2 e nº 3, quando esteve no Deserto da Arábia por três anos recebendo a Revelação de Jesus Cristo (Gálatas 1: 12,17- 18).

No entanto, Paulo teve problemas com o requisito nº 4.

Como já foi mencionado anteriormente, igrejas como a de Corinto e da Galácia tiveram dificuldade em aceitar Paulo como apóstolo. É por isso que há cartas que dizem “Paulo, um servo” ou “Paulo, apóstolo”. No entanto, as cartas de prisão de Paulo indicam “Paulo, um prisioneiro” ou “Paulo, um cativo”.

 

 

Se não me engano, não precisarei concluir para você o que isso significa, né?

Share this:
Share this page via Email Share this page via Stumble Upon Share this page via Digg this Share this page via Facebook Share this page via Twitter

About the author

Lou Mello

Olha só, pessoal assíduo na Gruta (carinhosamente grutenses) já está careca de saber quais são as minhas graduações e tentativas de pós, etc.
Pessoalmente, não ligo muito para isso. Valorizo muito mais os meus mentores, tais como Dr. Russel P. Shedd, Dr. Zenon Lotufo Jr. e Dr. Dale W. Kietzman. Esse blog está repleto das coisas aprendidas ao longo de minha vida e isso fala por si só.
Meu espírito é missionário. Plagiando o Amir Klink, "Um homem precisa viajar... simplesmente ir ver por si mesmo”. Eu viajei bastante e ainda pretendo viajar. Quem sabe não serei portador de boas novas por aí, mais um pouco?
Atualmente, continuo acalentando o Projeto Corações Valentes, embora ele não tenha vingado ainda. Sinto falta do meu filho Thomas, ele, através de seu sofrimento, me deu essa ideia, antes de partir para a próxima dimensão.
Além de ter lecionado (Ef. Física e Teologia), ensino organizações não lucrativas cristãs a conseguir sustento sem mendigar e, também, tento ajudar as pessoas a crescerem através da mudança comportamental. Sonho, ainda, treinar professores em prática de ensino, quem sabe...
A Gruta surgiu como a forma ideal para a prática de escrever e me livrar dessa coisa interior pressionando meu peito com potencial para me matar.
Também gosto música, literatura em geral, educação e astronomia (minha segunda paixão secreta, Ih falei).
Pena o tempo perdido fazendo falta agora, mas isso não tem remédio.

Leave a Comment