A Gruta do Lou

A Cartilha Gramsciana

670px-Antonio_Gramsci_commemorative_plaque_Moscow A Cartilha Gramsciana
English: Commemorative plaque of Antonio Gramsci in Moscow, Russia. Deutsch: Gedenktafel für Antonio Gramsci in Moskau. (Photo credit: Wikipedia)

 

A Título de informação, estou dispondo esse texto escrito por Manoel Soriano Neto sob o título de A Cartilha de Antonio Gramsci, na verdade um resumo introdutório para que nossos leitores possam iniciar a senda necessária para entender o que está acontecendo em nosso país, atualmente. Não começou agora, na verdade, faz tempo.

Em 1979 visitei a Albânia, na época, um país sob regime totalitário de viés marxista-leninista, liderado pelo ditador Enver Hosha, onde as ideias de Gramsci haviam prosperado. O país tinha uma população residente de três e meio milhões de habitantes,  outro tanto igual de albaneses havia fugido do país. Hoje, a ditadura está desfeita, mas há indícios flagrantes dando conta de que as ideias de Gramsci e seus sucessores continuam gramsçando por lá (desculpem o trocadilho), como o crescimento da agricultura da maconha em franco crescimento. Qualquer semelhança, não é mera coincidência.

Bom, deixarei esse post informativo flutuando por aqui como fonte de pesquisa para os nosso grutenses amigos e leitores.

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670px-Antonio_Gramsci_commemorative_plaque_Moscow A Cartilha Gramsciana
          Antonio Gramsci grave, Protestant/A-Catholic cemetery, Rome, Italy. (Photo credit: Wikipedia)

27/04/14 – A Cartilha de Antonio Gramsci (1891-1937

Categoria: Doutrinação

Publicado: 27 Abril 2014

Acessos: 13530

Por Manoel Soriano Neto*

Jornal da Paulista – 16/09/13

Intelectual italiano e um dos fundadores do Partido Comunista Italiano (PCI) em 1921, percebeu que a implantação do comunismo nos países do Ocidente não deveria seguir o modelo russo (LENIN) do uso da violência para conquistar ou tomar o Estado, mas, sim, ao contrário, primeiro conquistar o Estado e depois, então, a aplicação da violência para finalizar o processo.
Nessa concepção, destaca-se o valor atribuído ao seu entendimento de Sociedade Civil como sendo o espaço social onde deve ocorrer a luta pela hegemonia, para que a classe subalterna passe a ser a Classe Dirigente.
Um grupo social da classe dirigente, assumindo o controle da Sociedade Política (Estado), permite que o partido da Classe Dirigente seja posicionado acima do Estado.

A manobra simples, lenta e gradual utiliza-se dos instrumentos legais e políticos da democracia para, de forma pacífica e sorrateira, minar e enfraquecer as principais trincheiras democráticas: Executivo, Legislativo, Judiciário, Forças Armadas, Religião e Família. Usando a propaganda subliminar, o populismo e a demagogia, as consciências são entorpecidas e é criada a sociedade massificada para a luta pela hegemonia.

O envolvimento estratégico também é simples e eficaz, conduzindo o processo em três fases:

– na primeira, organiza o Partido das Classes Subalternas e luta pela ampliação das franquias democráticas para facilitar a ação política, explorando as deficiências e vulnerabilidades do governo;

– na segunda, luta pela hegemonia das classes subalternas, criando as condições para a tomada do poder;

– na terceira fase, toma o poder, impondo novos valores e princípios através de uma nova ordem.

O «socialismo pacífico» é a etapa intermediária para o «socialismo marxista», o marxismo-leninismo, o comunismo…

Preso em 1926, escreveu na prisão «Cadernos do Cárcere» contendo o seu pensamento sobre a tomada do poder de forma pacífica. Foi libertado pouco antes de morrer em 1937.

O gramscismo contagiou países da Europa e, hoje, está transbordando na América do Sul.
A PENETRAÇÃO GRAMSCISTA NO BRASIL

 FINALIDADE

Criar as melhores condições para transformar o Brasil em uma República Socialista sob a inspiração de Antônio Gramsci.

OBJETIVOS

  1. Obter a hegemonia na sociedade civil.
  2. Obter a hegemonia na sociedade política ( Estado)
  3. Estabelecer o domínio do intelectual coletivo (partido classe).
  4. Silenciar os intelectuais independentes.

MÉTODO

Realizar a transformação intelectual e moral da sociedade pelo abandono de suas tradições, usos e costumes, mudando valores culturais de forma progressiva e contínua, introduzindo novos conceitos que, absorvidos pelas pessoas, criam o «senso comum modificado», gerando uma consciência homogênea construída com sutileza e sem aparente conteúdo ideológico, buscando a identificação com os anseios e necessidades não atendidas pelo poder público.

Assim é estabelecido o desejo de mudança em direção a um mundo novo, com a sociedade controlada através dos mecanismos de uma «democracia popular», onde os pensadores livres, temendo o rótulo de retrógrados ou alienados, se submetem a uma prisão sem grades calando a voz de divergência existente dentro de si e se deixam, assim, vencer pelo «senso comum modificado». Este prossegue intoxicando a sociedade (Igreja, Família, Escola, Governo, Mídia *) sob a égide do Estado, usado para reduzir e suprimir a capacidade de reação individual e coletiva.

Nesse momento, está construída a base para a «tomada do poder» e consequente implantação do Estado Socialista.

AÇÕES QUE ENFRAQUECEM TRINCHEIRAS DA DEMOCRACIA

  1. PARTIDOS POLÍTICOS
  • Estimular o número elevado de partidos para enfraquecer a oposição e facilitar a tática de «aliança», favorecendo o «partido classe».
  • Manter a regionalização dos partidos; o controle por caciques ou oligarquias regionais afeta a unidade nacional, favorecendo o enfraquecimento dos partidos políticos de oposição e favorecendo o «partido classe», que possui «unidade de comando».
  • Admitir a pluralidade de esquerda para ser bem explorada pelo «partido classe» por tempo determinado.
  • Esvaziar as poucas lideranças da oposição através de patrulhamento e ataque (dossiê) direto ou indireto (parentes).
  • Criar fatos novos para o esquecimento das mazelas de militantes do «partido classe» e aliados.
  • Afastar ou mudar de cargo o militante com erro focado pela mídia de oposição, para a sua proteção e do «partido classe».
  • Usar a «mídia da situação» para silenciar as mazelas dos militantes do «partido classe».
  • Infiltrar militantes nos outros partidos para obter o seu controle e esvaziar os líderes de oposição, os neutros e os que não são adeptos do «partido classe».
  1. GOVERNO – EXECUTIVO
  • Criar aparelhos governamentais de coerção.
  • Distribuir cargos em órgãos e empresas públicas para militantes do partido-classe e seus aliados, em todos os níveis da administração (federal, estadual e municipal), (aparelhar o Estado).
  • Criar uma estrutura policial que possa ser transformada em Guarda Nacional ou Guarda Pessoal ou em Polícia Política (Polícia Federal, Força Nacional) para emprego imediato, quando chegar o momento oportuno.
  • Ampliar o «curral eleitoral» usando o assistencialismo como fim e não como meio, mantendo o benefício por tempo indeterminado.
  • Manter o «curral eleitoral» através de um sistema de ensino, controlando o baixo nível de aprendizagem e desenvolvimento da inteligência.
  • Silenciar a imprensa através de emprego da verba pública destinada à propaganda, mantendo a população sem informação correta.
  • Neutralizar políticos de oposição e aliados através de distribuição de dinheiro, cargo público ou qualquer outro tipo de benefício pessoal ou familiar.
  • Criar ou fortalecer um organismo sul americano para diminuir a importância da OEA (EUA).
  • Participar de um bloco (FORO SÃO PAULO?) sul americano de repúblicas socialistas democráticas.
  • Facilitar a penetração cultural e a projeção dos intelectuais orgânicos.
  • Denegrir heróis nacionais.
  • Enaltecer militantes da ideologia marxista.
  • Desmerecer fatos e vultos marcantes da História Nacional.
  • Impedir a tomada da Consciência Nacional.
  • Entorpecer a Vontade Nacional.
  • Eliminar valores do processo histórico-cultural nacional.
  • Mudar usos e costumes.
  • Enfraquecer o moral nacional.
  • Mudar traços da identidade nacional.
  • Mudar valores e princípios ético-morais.
  • Enfraquecer a Família, Igreja e Escola *.
  • Enfraquecer a coesão-nacional.
  • Lançar a discórdia no seio da população.
  • Desviar o foco dos debates em torno de questões relevantes em áreas estratégicas (saúde, educação, segurança, defesa, etc), isentando o Governo de responsabilidade pelas deficiências e vulnerabilidades.
  • Estabelecer um poder paralelo ao do Estado (Conselho de Política Externa, Comissão de Direitos Humanos, etc).
  • Alimentar as ONGs com o dinheiro público e estimular outras para atuarem na sociedade civil, apoiando direta ou indiretamente a luta pela sua hegemonia.

III. LEGISLATIVO

  • Eleger militantes do Partido-Classe.
  • Unir temporariamente os partidos de mesma ideologia.
  • Fazer alianças com partidos de ideologia oposta.
  • Desmoralizar o Legislativo, mantendo privilégios, barganhas e a falta de espírito público.
  • Criar leis para dar o respaldo às mudanças de usos, costumes e valores da nacionalidade brasileira.
  • Obter o controle do Legislativo para conquistar o domínio da sociedade política (Estado), através do Partido-Classe.
  • Enfraquecer o Legislativo como fiscal do Executivo.
  • Submeter o Estado ao controle do Partido-Classe.
  1. JUDICIÁRIO
  • Retardar ou impedir a modernização da estrutura do judiciário.
  • Retardar ou impedir o aperfeiçoamento do funcionamento do judiciário.
  • Estimular o corporativismo extremado na magistratura.
  • Manter o magistrado afastado do povo e das suas necessidades.
  • Difundir na sociedade civil as ideias de parcialidade, ineficiência e improbidade do judiciário.
  • Desacreditar o judiciário perante as classes subalternas, explorando a lentidão funcional e a corrupção e privilégios dos magistrados como funcionários públicos.
  • Aparelhar o judiciário.
  1. ESCOLA
  • Usar as universidades como refúgio ideológico.
  • Buscar a hegemonia nos meios intelectuais.
  • Construir nova massa de manobra, usando as universidades, a mídia e as editoras.
  • Criar a geração revolucionária nas escolas do ensino médio.
  • Usar professores da nova massa de manobra no ensino básico (fundamental e médio).
  • Fortalecer o controle do sistema de ensino que não ensina a pensar, através do MEC.
  • Apagar a memória do povo reescrevendo a história do Brasil para fatos e vultos nacionais relevantes.
  • Mudar valores e princípios ético-morais (professores homossexuais no ensino médio e fundamental, alterando a estrutura familiar).
  • Enfraquecer a vontade nacional.
  • Transformar a consciência nacional em consciência do partido político.
  • Controlar escolas e universidades particulares através de sindicatos e com uma reforma universitária.
  1. FORÇAS ARMADAS
  • Enfraquecer a união dos militares, afastando os militares da ativa dos militares inativos.
  • Enfraquecer o «espírito de corpo», separando os oficiais generais da tropa.
  • Introduzir, a curto prazo, o uso de drogas entre os militares.
  • Disseminar, a médio prazo, o homossexualismo entre os militares.
  • Preparar, a longo prazo, as gerações de chefes militares que servirão ao governo, e não à pátria, modificando a grade curricular das escolas de formação.
  • Enfraquecer a credibilidade e a confiança da população nas forças armadas.
  • Desestimular profissionalmente os militares que servem à pátria e não ao governo.
  • Criar o ambiente em que os oficiais terão apenas a visão da expressão militar e não de todo o poder nacional.
  • Enfraquecer o «espírito combativo», de fundamental importância no confronto bélico.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O pensamento de Gramsci está sendo aplicado de forma dissimulada e protegida pelas franquias da democracia, tornando difícil a sua identificação.

Conhecendo o pensamento de Gramsci, as técnicas para a sua aplicação e com uma análise paciente e detalhada da conjuntura nacional, chega a ser surpreendente a infiltração do marxismo–gramscismo na sociedade brasileira.

Encontrando Gramsci, a decisão sobre o que e como fazer é do descobridor.

Já é hora de deixarem de lutar por ideologias importadas, inadequadas às características do brasileiro, que atendem a interesses estrangeiros ao dificultarem o progresso do nosso país.

*Historiador Militar Membro da AHIMTB – msorianoneto@hotmail.com

* Alguns adendos meus, complementando as informações parciais.

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