A Gruta do Lou
"Quão admiráveis são as pessoas que não conhecemos bem!".

Com certo jeito


Autor: Oswaldo Paião

Olá! Bem vindo ao futuro. Chegamos em 2020. Sempre que desejo escrever, não tenho o devido tempo, e aprendi que é melhor dizer o que vai em nossa alma agora mesmo (com certo jeito, sempre), que esperar por um futuro, um dia melhor mas que, por alguma razão, não se possa dizer mais nada ou a gente conclua ainda pior, que não vale mesmo a pena.

Quero lhe fazer um convite para um encontro muito intimo e especial. Você não precisa falar sobre isso com ninguém se não desejar. É só para você, mas tenho certeza absoluta que lhe fará um bem tremendo mão importa quantos anos de idade tenha, condição socioeconômica, nem formação acadêmica.

É possível que você dê uma guinada de 180 graus em sua vida, mude completamente, ou siga da mesma forma, mas com muito mais paz e alegria em seu coração.

Não se preocupe com sua agenda, esse encontro não tem dia, nem hora determinados, mas seria excelente se ocorresse o mais breve possível.

Esse encontro que estou lhe propondo nesse inicio de ano é entre você e você mesmo.

Se possível, antes de começar sua reunião, busque um grande espelho e mire bem seu rosto neste momento e prepare-se para falar com você mesmo sem medo de parecer ridículo ou insano.

Não precisa ficar o tempo todo mirando sua imagem refletida pelo espelho; você não é narciso e isso é só um exercício.
Procure um lugar confortável em que nada nem ninguém o perturbe ou interrompa.

Se achar que deve, desligue o celular, esses smartphones estão ficando cada mais mais espertos e lutam com todas as armas pela nossa atenção e até devoção, cuidado.

Se puder, e vale muito a pena, pense ou escreva sobre sua história desde que nasceu, os momentos mais remotos de suas lembranças. Você pode escrever um texto longo, com várias linhas e parágrafos, ou apenas um outline, um resumo de pontos principais de sua história, tanto alegres quanto dramáticos e tristes.

À medida que os grandes momentos forem surgindo, você pode discuti-los com você mesmo ou simplesmente anotá-los para pensar sobre eles mais tarde, com mais profundidade e detalhes. Você verá como essa experiência solucionará ou mitigará alguns grilos ou nós que a gente conserva desde a primeira infância e nos tornam pesados e carrancudos.

Qual o objetivo desse Encontro? É você – com tudo o que agora você sabe sobre você mesmo e sobre sua história e a história da História e das pessoas que ajudaram ou atravessaram a sua história – avaliar melhor a sua pessoa, julgar-se, perdoar-se e reconhecer ao final desse Encontro quem você realmente é, quais seus talentos e fraquezas e como partir para seu novo tempo. O grande ano de 2020 e além.

Um ano sonhado por milhões de pessoas em toda a História e agora, aqui, completamente disponível para você, mercê de Deus, ou como se diz em hebraico, Beezrat HaShem!

Anes de concluir esse texto-convite que já está ficando longo, quero lhe deixar algumas frases que, tenho certeza, lhe ajudarão por toda a vida:

Começando com um velho ditado italiano: “Il tempo è il più grande maestro: senza che tu faccia domande, ti dà le risponde migliori / O tempo é o maior mestre: sem que você faça perguntas, ele te dá as melhores respostas”.

Essa é do meu saudoso colega de bons tempos de Editora Abril, "Quão admiráveis são as pessoas que não conhecemos bem!".Millôr Fernandes e me vale demais até hoje; para dizer a verdade, hoje mesmo conheci alguém aparentemente maravilhoso, mas, imediatamente me veio o velho Millôr à mente e me salvou ou, pelo menos, me fez dar mais tempo ao tempo: “Quão admiráveis são as pessoas que não conhecemos bem!”.

E, por fim, mas não por último; o nosso amado e sempre pastor e professor, Rubem Alves: “Não insista em permanecer peruá, deixe que o calor das provações o transforme – o quanto antes – numa linda e pura flor de pipoca.”.

Erev Shabbath para você, ótimo Encontro com a pessoa mais importante da Terra para você depois de Deus: Você mesmo!

Somos o Tikkun Olam, aqueles que poderão “mudar esse mundo” para melhor, ou pelo menos, e com certeza, mudar o seu próprio mundo mediante a ajuda do Senhor. Shabbath Shalom U’mevorach!

Parte inferior do formulário

Share this:
Share this page via Email Share this page via Stumble Upon Share this page via Digg this Share this page via Facebook Share this page via Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.