Confissões de Madre Tereza

StreisandBarbara Streisand

6º Dia do Jejum, pró abertura dos Comentários na Bacia das Almas, completado. As dores da abstinência diminuíram e o peso começa a ceder.

Não me sinto bem, nos últimos dias. Não sei se prevejo alguma piora em nossas vidas ou o conjunto de circunstâncias está determinando esse mal estar.
Estava assistindo, na TV, a entrevista de um neurocientista, no último domingo. Ele afirmou não crer em nada que não possa ser cientificamente provado, nem mesmo na psicologia e muito menos em terapia. Confesso que senti inveja dele. Gostaria muito de não ter desenvolvido o lado espiritual e místico, principalmente. Psicologia e terapia, com poucas exceções, são besteiras esnobes. Mas os psicólogos e os assistentes sociais dominarão o mundo, a partir do Brasil. Os advogados estão com os dias contados. Jesus nunca deveria ter escolhido essa profissão.

Experimento ficar sem orar, mas não consigo. Tenho a sensação de que se está ruim, ficará ainda pior. Quando sento sozinho no sofá de nossa sala, todas as noites, onde passo horas sem nenhum interlocutor, deixo-me levar por fantasias. Às vezes me imagino como um cara importante, tratando de coisas sérias e tomando decisões relevantes em favor da igreja ou de algum projeto imprescindível para a humanidade. Voltar dessas fantasias para a realidade é duro, pois sempre encontro um incompetente solitário e sem nenhuma importância.

Antes de dormir, vou para meu “gran finale” de cada dia e ponho-me a escrever as tais mal traçadas linhas, como disse o sábio Roberto Carlos, ou foi o Erasmo? Sei que os leitores adaptam-se melhor às bobagens que ratifiquem sua fé infantil e subserviente, ensinada por igrejas niilistas. Mas não é sempre que consigo satisfazer seus desejos e, às vezes, falo a verdade da minha alma.

Não sou a madre Tereza, mas todos os dias convivo com a incerteza. Sei o evangelho de trás para frente e, dificilmente, alguém me bateria em um concurso “quem sabe mais” sobre esse assunto, ou até mesmo sobre a Bíblia toda e boa parte de sua periferia. Mas tudo isso só aumenta minha dúvida. Os melhores crentes são semianalfabetos ou completamente ignorantes, como os pescadores que deram inicio a tudo isso. O único letrado, dentre eles, só fez confundir o meio de campo, sem falar em suas doutrinas contraditórias, em relação ao Mestre Galileu.

Cristianismo é religião ocidental, com origem no Oriente Médio. As vergonhas e paradoxos foram empurrados para baixo do tapete, ao longo de sua história. De Cipriano a Luther King, foram todos devidamente silenciados. Eu sou quase nada e caminhando para o fim de uma vida sem a menor razão de ser. A pior das ofensas é ser tratado com pena e compaixão. Aristóteles estava certo, mais uma vez. Nietzsche, também.

Deus não saberá nada a meu respeito, hoje. Ele não deve ter tempo a perder com um insignificante a mais, como eu. Provavelmente, Ele estará acompanhando os grandes eventos, afinal, até Ele precisa ganhar espaço na mídia. Daqui a pouco cairá no esquecimento se não souber manter-se em evidência. E não será cuidando de seres esquecidos que isso será possível. Como diria o Lula, não dá voto.

Deus é fiel, em sua mais completa infidelidade. Tira-nos toda a possibilidade, todos os nossos motivos para viver e depois nos culpa por não sermos fiéis, como fez a Jó,  ou nada disso é verdade.

“Espero que não me venham consolar. Não suporto isso. Olhe-se no espelho e diga para a pessoa que estiver vendo lá, o quanto é feliz, principalmente por fazer parte da família cristã”. Resumo das palavras que me disse um amigo, no balcão de nosso boteco preferido, enquanto entornávamos uma linda garrafa de aguardente (pinga barata).

Powered by ScribeFire.

cropped-Capricornio-PB.jpg

Author: Lou

13 thoughts on “Confissões de Madre Tereza

  1. Agora foi voce que me angustiou!! Quem é essa aí – é a Madre Tereza? E ela canta? Esse nariz revela que temos algo em comum na nossa genealogia (pelo menos Vieira de bisavó que eu saiba …) É cristã tambien?

    Vou lhe dar um ‘cãoselho’: simplesmente creia e não pergunte, não duvide, não questione e de preferencia pare de ler Brado e Nietzche. Um não deixa comentar e o outro apesar de morto fala muito – demais …

  2. Volney ta ficando sábio. Espero que a semelhança nasal não o incentive a cantar, ou, pior, virar ator.
    Tudo o que me resta é a esperança de eu estar errado pra caramba e dar tudo certo no fim.
    É o que me mantém vivo.
    Salvo engano.

  3. Olha.. tou com o Volney!
    Quanto à Madre Teresa… essa não é a Barbara Streisand?? Ehehehe
    Pelo nariz, as suas raízes são judaicas!

  4. Eu sabia que a Barbara amenizaria o post. Além de achá-la uma atriz linda (que canta uma barbaridade, com perdão do trocadilho) sei que ela é uma pessoa boníssima. Sim, ela é judia.

  5. Lou! Longe de mim tentar te consolar, antes, a tua angústia é que me consola.
    Eu também preferia ser “normal”, ou burra, “mais” ignorante, analfabeta…quem sabe minha fé fosse como a das criancinhas de berço.
    Quero mesmo é te dar um abraço bem apertaaaaaado (com permissão da patroa) e quem sabe a gente se lembre de que Deus está no controle.
    Isso acalma? Sei lá…
    bjk
    🙂

  6. Ainda sobre o coment…entendí. É por essas e outras que não chego mais perto dos “grandes”. Parece que eles recebem um “espírito de artista” e ficam xaropes no trato com o rebanho. Leio, retenho o que é bom, mas seguir, só a Cristo. Aliás bem diz o Brabo:
    Não sigo ninguem e não quero que me sigam.”
    Você é um amor Lou!

  7. “Sofri uma contração no cerebelo e perdi os movimentos nos quatro membros e um pouco da fala presciso saber como tratar e estou disposto a qualquer tipo de experiência, por favor solicito alguma resposta ou quaisquer tipo de tratamento, pois meu medico alega não conhecer nenhum tipo de remédio para meu caso. ” Ansioso aguardo resposta. Fico feliz com vossa capacidade, e, também estou disposto a passar por qualquer tipo de pesquisa com célula tronco embrionária ou não.

    Estarei orando por você Edison.

  8. Pode mesmo comentar?Eu tenho a boca grande.Meu amigo teu azedume tá feio hoje,heim?Estou com o Volney,tão somente crê.
    Esses neuro-cientistas acham que são o reis da cocada preta.Não se conhece quase nadica do cérebro humano ainda e lá vem eles com suas besteiras.Salve,salve, como diria o Bial a Psicologia e a Terapia.Mesmo vivendo com as INCERTEZAS,a esperança em Deus é que me move.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *